topo_cabecalho
Lançadas na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) as bases do Centro Internacional de Excelência em Biocombustíveis (Cieb)

O evento ocorreu nesta segunda-feira, no Laboratório de Produção de Biodiesel da UFMT, com a presença do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Luiz Antônio Rodrigues Elias

A UFMT é considerada, hoje, referência nas pesquisas de biodiesel, já tendo desenvolvido uma tecnologia revolucionária e inédita no mundo para produção desse tipo de combustível.

Paulo Teixeira de Souza, Pró-Reitor de Pesquisa da UFMT e coordenador do laboratório, esclareceu que o projeto de implantação do Centro de Excelência em Biocombustíveis conta com o apoio do Governo do Mato Grosso e da Assembléia Legislativa e visa a subsidiar o setor produtivo, tanto na formação de recursos humanos para toda a cadeia produtiva do biodiesel e do etanol, como no aprimoramento da tecnologia.

Teixeira lembrou que o Mato Grosso é grande produtor de matérias-primas para a produção de biocombustíveis. Até 2008, estima-se que produzirá cerca de 200 milhões de litros de biodiesel.

O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação aproveitou para conhecer, também, a Central Analítica de Combustíveis da UFMT.

Na oportunidade, o diretor da Central, Edinaldo Castro, explicou que o setor já funciona há um ano e dois meses, efetuando, para a ANP-Agência Nacional de Petróleo, o controle de qualidade do álcool, da gasolina e do diesel comercializado em Mato Grosso.

Cast
ro esclareceu que a Central ainda não está realizando o controle de qualidade de biodiesel, mas que já está se preparando para tanto.


Data: 22/08/2006