topo_cabecalho
Inovação em empresas de informática poderá ter subvenção do MCT

O Ministério da C&T pretende lançar, na próxima semana, um programa de subvenção que permitirá a empresas do ramo de informática desenvolver inovações tecnológicas encomendadas e pagas pelo governo

O anúncio foi feito ontem pelo ministro da C&T, Sérgio Rezende, ao abrir em Recife o seminário internacional Índia-Brasil, promovido pela Fundação Gilberto Freyre.

Segundo ele, esse tipo de encomenda tecnológica, comum nos países desenvolvidos, não era permitido no Brasil até a entrada em vigor da Lei da Inovação, no ano passado.

Rezende disse que a idéia é lançar três editais, que já estão prontos, no total de R$ 500 milhões.

"Um é para convocar empresas a apresentarem projetos de pesquisa e desenvolvimento em sete temas da política industrial e tecnológica, com prioridade para produtos específicos como no caso da TV digital, conversores, transmissores, software", informou.

De acordo com o ministro, o outro edital diz respeito à liberação de verbas para que as empresas possam contratar mestres e doutores e o último convoca parceiros como fundações de apoio a pesquisa, que irão contribuir com contrapartida e apoio na seleção de pequenas empresas de arranjos produtivos locais.

Segundo Rezende, trata-se de um investimento de doação, por contrato, pelo qual as empresas recebem recursos federais e se comprometem a desenvolver uma determinada tecnologia para uso do governo.

Os recursos para o programa são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que este ano tem um orçamento de R$ 1,3 bilhão. (Agência Brasil)


Data: 22/08/2006