topo_cabecalho
Brasil sedia a 10ª Conferência Geral da Academia de Ciência para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS)

O evento será realizado em Angra dos Reis, RJ, no início de setembro; vai homenagear Jacob Palis, pesquisador e ex-diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT); e terá o apoio do Ministério de C&T brasileiro.

Está prevista a participação de 350 cientistas.

A Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS, siga de Third World Academy of Science - Academia de Ciências do Terceiro Mundo), foi criada em 1983, para atuar em prol da capacitação e da excelência científica dos países do hemisfério sul, bem como de seu desenvolvimento sustentável.

Esta será a segunda vez que a TWAS escolhe o Brasil como sede de sua conferência geral, que acontece a cada dois anos.

No ato de abertura, dia 2, serão apresentados os ganhadores de prêmios outorgados pela Academia a cientistas por relevantes trabalhos desenvolvidos em diversas áreas.

Jacob Palis receberá o Trieste Science Prize.

O desenvolvimento da CT&I no Brasil será um dos temas tratado nos quatro dias do encontro, que também debaterá experiências bem sucedidas em ciências da vida em países africanos e os avanços das nonociências e nanotecnologia sob a perspectiva dos países do hemisfério sul.

Os cientistas vão ainda analisar os impactos do aquecimento global nesta região do mundo e participar de diversas sessões de estudos e palestras, dentre as quais se destaca a do especialista David Gross, prêmio Nobel de Física 2004.

Em paralelo à Conferência realiza-se a 9ª Assembléia Geral da Third World Network of Scientific Organizations, reunindo 15 ministros de C&T para debater um tema crucial: "Financiamento em ciência, tecnologia e inovações nas nações em desenvolvimento".


Data: 22/08/2006