Professor defende tese de doutorado sobre Procedência, qualidade e perdas pós-colheita de frutas tropicais

O professor José Alves Barbosa do Centro de Ciências Agrárias - CCA, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus de Areia, localizado na região do Brejo do Estado da Paraíba, acaba de defender sua tese de doutorado, que tem como título Procedência, qualidade e perdas pós-colheita de frutas tropicais na Empresa de Abastecimento Agrícola de Campina Grande-PB. Ele foi orientado pela professora Ph.D. Silvanda de Melo Silva, daquele Centro. O objetivo deste trabalho foi avaliar a procedência, qualidade e perdas pós-colheita de frutas tropicais distribuídas através da EMPASA-CG.

O pesquisador registra em seu trabalho que o Brasil um dos três maiores produtores mundiais de frutas, com uma produção que supera os 34 milhões de toneladas. Segundo ele, a base agrícola da cadeia produtiva das frutas abrange 2,2 milhões de hectares, gera 4 milhões de empregos diretos e um PIB agrícola de US$ 11 bilhões.

Está documentado no trabalho que, especificamente em relação às frutas tropicais, o Brasil tem se destacado como importante produtor, consumidor e exportador, expandindo o agronegócio e buscando adequação ao mercado consumidor.

Para o professor e pesquisador, a Região Nordeste se sobressai na produção de frutos tropicais como abacaxi, banana, caju, goiaba, manga, melão e mamão, pois devido às suas condições climáticas, principalmente em temperatura, luminosidade e umidade relativa, proporcionam uma produção com produtividade e quantidade. O professor Barbosa comenta que “apesar dessa elevada produção, as perdas em pós-colheita de frutas tropicais tradicionalmente comercializadas atingem entre 20% e 50% do que é produzido”.

A Co-orientação deste trabalho de tese foi de Ricardo Elesbão Alves, da EMBRAPA - Agroindustrial Tropical, e os componentes da banca examinadora foram Humberto Umbelino de Souza, da EMBRAPA - Meio Norte, Ebenézer de  Oliveira, da EMBRAPA - Agroindustrial Tropical e Rejane Maria Nunes Mendonça, do CCA-UFPB, de Areia.

Data: 21/08/2006