Andifes prepara documento para os candidatos à Presidência da República

A exemplo das eleições de 2002, a Andifes quer levar aos presidenciáveis as principais demandas das Instituições Federais de Ensino Superior e conhecer os programas e propostas dos candidatos, sobretudo quanto ao ensino superior.

Comissão constituída pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), durante a 83ª reunião extraordinária do Conselho Pleno, realizada na semana passada, em Recife, vai elaborar um documento a ser apresentado aos candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano.

A Comissão é coordenada pelo reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho (UFSCar) e integrada também pelos reitores Alex Fiuza (UFPA), Amaro Lins (UFPE), Clovis Silva Lima (UFSM), Ricardo Motta (UFRRJ), Rômulo Polari (UFPB) e Timothy Mulholland (UnB).

Nos próximos dias, a comissão uma análise e levantamento de propostas da Andifes sobre as questões de interesse que deverão ser elencadas no documento, destacando a importância de um comprometimento permanente do Estado com o sistema público federal de ensino superior.

A Andifes deve manifestar, ainda, aos atuais candidatos ao cargo de presidente da República a necessidade de recuperação e investimento maior na infra-estrutura das instituições federais de ensino superior e de garantia da continuidade de implantação do programa de expansão lançado pelo atual Governo, assegurando recursos para isso.

O coordenador da Comissão, reitor Oswaldo, disse que a nova proposta deve ficar pronta em 15 dias. Até lá, serão realizadas discussões entre os membros da Comissão e deve ser definida uma agenda para a entrega do documento.

Em 2002, a proposta da Andifes foi entregue, em mãos, aos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, Anthony Garotinho e Ciro Gomes. Na época, a candidata à vice-presidente de José Serra, Rita Camata, também recebeu a proposta.

O ato teve boa repercussão, segundo o presidente da Andifes, reitor Paulo Speller, que em 2002 ocupava o cargo de vice-presidente da Andifes.

"Foi muito importante o que fizemos nas eleições passadas e tivemos resultados positivos. Neste governo, houve a recuperação do orçamento, que aumentou cerca de 100%, desde 2003, e foi instalado um processo de contratação de pessoal.

Queremos que, na próxima gestão, seja qual for o presidente eleito, isso seja retomado com maior intensidade", diz.

Lula havia se encontrado com os dirigentes da Andifes, entre eles, o ex-reitor Mozart Neves Ramos (UFPE), então presidente da Associação, em 2002, durante evento realizado na Universidade de Brasília.

"Foi quando ele se comprometeu em recuperar os investimentos no ensino público superior, dizendo que seria preciso 'uma pessoa que não tem diploma para consertar a universidade brasileira'', lembrou o reitor Speller.

Data: 21/08/2006