ABNT e Ibict estudam parceria

O Instituto Brasileiro de Informação em C&T foi convidado a participar efetiva e ativamente do Comitê Brasileiro de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas

O convite partiu do diretor de Desenvolvimento e Informação da ABNT, Carlos Santos Amorim, que também aproveitou a ocasião para entregar ao diretor do Ibict, Emir Suaiden, a programação do lançamento da Norma ABNT NBR ISO 2108: 2006.

Segundo Amorim, que esteve nesta sexta-feira (18) na sede do Instituto, a norma ABNT NBR ISSO 2108, Informação e Documentação - número padrão - Internacional do Livro (ISBN - International Standard Book Number) , será apresentada em 22 de agosto deste ano, na Fundação Biblioteca Nacional, no RJ.

A norma ISBN - um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, autor, país e editora, individualizando-os, inclusive, por edição - é também utilizada para identificar softwares. Trata-se também de uma numeração controlada pela Biblioteca Nacional.

"O Ibict estava um pouco afastado do Comitê nos últimos anos. E hoje estamos discutindo a nova norma sobre o ISSN - número internacional normalizado para publicações seriadas e identificador aceito mundialmente para individualizar o título de uma publicação seriada. E o seu uso é definido pela norma técnica da International Standards Organization ISO 3297, que é gerida pelo instituto.

Ou seja, é extremamente importante que o Ibict participe da discussão desta nova versão da norma. Uma das mudanças básicas é a mesma mudança que ocorreu na norma ISBN, alterando para 13 dígitos. A idéia é que um código de barras maior baste, incluindo a origem, país, da mesma forma que esta acontecendo com o ISSN", salientou.

A norma ISBN, de acordo com Amorim, começa a valer no Brasil a partir de primeiro de janeiro de 2007. "Já o novo ISSN, provavelmente, entra em vigor a partir de 2008, mas quem vai definir é o Ibict, já que o ISSN é gerado pelo instituto", explicou.

"Muitas vezes, a norma é esquecida como instrumento de difusão de tecnologia, e sempre se fala muito em patentes. Na realidade, a norma é a prática tecnológica de um país. Ela representa a consolidação das tecnologias utilizadas em um dado local. E, agora, apareceu a possibilidade de a gente colocar um banco de dados, pelo menos que tenha o título da norma, o resumo dela, acessível no programa de Comutação Bibliográfica (Comut) do Ibict", ressaltou.

Emir Suaiden disse, por sua vez, que a aproximação entre a ABNT e o Ibict é cada vez mais importante. Ele disse que o Ibict "pretende aprofundar os laços de normalização, documentação e tecnologia, com o trabalho e a parceria da ABNT/Ibict".

Data: 21/08/2006