topo_cabecalho
Agência Espacial Brasileira mostra aplicações da tecnologia espacial

Essas aplicações poderão ser conhecidas durante a exposição que a Agência Espacial Brasileira até quinta-feira

Visualizar o crescimento urbano de Maceió, as características do litoral alagoano ou realizar o levantamento das áreas agrícolas a partir do espaço. Todos esses dados podem ser obtidos pelo Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-2).

Essas aplicações poderão ser conhecidas durante a exposição que a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) promove de segunda (21) a quinta-feira (24).

O evento acontece durante a 63ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, organizado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

No estande da AEB, o público terá a oportunidade de ver maquetes e fotos dos produtos que compõem a tecnologia espacial, como os satélites, foguetes e os centros de lançamento.

Também fazem parte da exposição painéis com fotografias que contam um pouco sobre a viagem do primeiro astronauta brasileiro. Os que quiserem registrar a visita têm a possibilidade de fazê-la vestidos com a réplica do macacão espacial russo (Sokol) utilizado por Marcos Pontes.

Outras atrações são dois itens comemorativos ao vôo: um selo lançado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e a medalha produzida pela Casa da Moeda.

Cópias de cada um dos dois itens que estiveram na ISS compõem o acervo histórico de instituições governamentais.

Completando o estande estarão maquetes do Veículo Lançador de Satélites (VLS), do Satélite Brasileiro de Coleta de Dados (SCD) e dos foguetes de sondagem VSB-30 e VS-30.


Data: 21/08/2006