UFPE inicia comemorações pelos 80 anos de Ariano Suassuna

A Universidade promoverá eventos até 16 de junho do próximo ano, quando Ariano fará aniversário

A Universidade Federal de Pernambuco inicia, nesta segunda-feira (21), a série de eventos alusivos aos 80 anos do escritor e teatrólogo Ariano Suassuana, integrando a programação dos 60 anos da UFPE.

A abertura das comemorações será às 16h no Centro de Convenções da Universidade, onde haverá o lançamento do Núcleo de Estudos Ariano Suassuna e a aula-espetáculo do escritor, que é ex-aluno e professor emérito da UFPE.

A Universidade irá promover outros quatro eventos até 16 de junho do próximo ano, quando Ariano completará 80 anos.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, Maria Aparecida Lopes Nogueira é a autora do projeto comemorativo ao aniversário do escritor paraibano radicado em Pernambuco.

É autora do livro "Ariano Suassuna, o Cabreiro Tresmalhado", pela Editora Palas Athena, primeira publicação que analisa a vida e a obra do escritor sob o ponto de vista antropológico.

A idéia do Núcleo de Estudos Ariano Suassuana é retroalimentar as alianças existentes entre a universidade e a sociedade, e, conseqüentemente, o compromisso político-pedagógico que envolve a formação dos alunos: a profissionalização, a cidadania e a humanização.

Dentre os objetivos, destacam-se: divulgar e disponibilizar a obra de Ariano Suassuna e os estudos desenvolvidos sobre ela; desenvolver, estimular, instigar e apoiar estudos e pesquisas que digam respeito à condição humana e promover ações que explicitem esse ideário, como projetos de extensão, eventos (seminários, palestras, exibição de filmes e peças teatrais, etc), grupos de estudos, publicações, entre outras, sempre em parceria com a sociedade.

Data: 21/08/2006