Sociedade brasileira está consciente da importância da inovação para desenvolvimento nacional, diz ministro

Em conferência aos alunos da Escola Superior de Guerra, o ministro da C&T, Sergio Rezende (foto), traçou na tarde desta quarta-feira, no RJ, um completo painel da política nacional de ciência e tecnologia, detalhando os marcos de sua evolução, a situação atual e os desafios a serem enfrentados

Ele destacou a importância da inovação para o desenvolvimento nacional: "A sociedade brasileira só percebeu muito tardiamente a inovação como um fator essencial para o crescimento da nossa indústria; a comunidade científica agora está consciente de que, se não houver uma interação entre empresa e universidade, o resultado será ruim para o País. No momento, estamos fazendo o que a Coréia fez nos anos 1980", afirmou.

Em sua palestra, Rezende enumerou as fontes de financiamento de que dispõe o MCT, as ações realizadas e as estratégias que estão sendo postas em prática para consolidar o sistema de C&T e, ao mesmo tempo, apoiar a política industrial, tecnológica e de comércio exterior (Pitce).

Aumentar o orçamento de sua Pasta e consolidar o processo das ações transversais são desafios apontados pelo ministro, hoje; mas, segundo ele, o desafio maior é fazer com que a política de ciência e tecnologia seja uma política de Estado, e não de governos.

A palestra fez parte do curso de Altos Estudos de Política e Estratégia que a instituição realiza anualmente para habilitar civis e militares em funções de direção e assessoramento de alto nível.

O conteúdo completo da explanação feita nesta quarta-feira por Sergio Rezende estará disponível, em breve, no site do MCT.

Data: 17/08/2006