Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) lança revista ArteFilosofia

Nova publicação combina filosofia, teatro e música

Promover o intercâmbio de trabalhos e experiências entre filósofos e artistas, principalmente do Teatro e da Musica. Este é o objetivo da revista semestral Artefilosofia, publicada pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a Tessitura Editora.

O número 1 da Artefilosofia tem lançamento duplo: em Ouro Preto, quinta-feira, dia 17 de agosto, às 19 horas, no café e restaurante Deguste e em Belo Horizonte sábado, dia 19 de agosto, às 10 da manhã, na livraria Quixote, na Savassi.

A revista Artefilosofia tem caráter interdisciplinar e traz uma disposição incomum de matérias, combinando filosofia, teatro e música. Assim, pode atingir um público bastante significativo, englobando estudiosos, artistas e leigos interessados nessas disciplinas.

A publicação promove, sob a coordenação do editor Gilson Iannini, o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros de alto nível.

"O modelo da revista foi baseado numa ampla pesquisa dentre as publicações da área melhor avaliadas pelo Qualis-Capes e Scielo, principais organismos indexação de periódicos", declara o editor.

Em seu primeiro número, a Artefilosofia apresenta textos de autores como Arthur Danto, professor emérito na Columbia University, um dos mais importantes teóricos da arte da língua inglesa; Roger Chartier, professor da École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, autor de livros sobre a história do livro e da leitura; e Eusébio Lobo, professor da Unicamp e um dos maiores nomes da área de teatro no Brasil.

Além desses, diversos brasileiros de alto nível, como Imaculada Kangussu, da Ufop e Roseane Yampolschi, da UFPA.

No total, são dezessete artigos que abordam temas como poesia, arte e linguagem; amor, imaginação e loucura; arte, espaço e museu; o trágico à brasileira e às avessas; a cena, a preparação do ator e o espaço performático; educação e memória musical e ainda o esteticismo na música contemporânea.

Os textos remetem a uma gama de pensadores como Nietzsche, Louise Labé, Benjamin, Adorno, Beckett e Villa-Lobos.

A publicação tem também uma entrevista inédita com Amílcar de Castro e um poema de Jair Fonseca.

Saiba mais no site http://www.raf.ifac.ufop.br

Data: 16/08/2006