No ar o portal de cooperação científica entre países árabes e América Latina

O Aspa Science, portal voltado para a cooperação técnica, científica e tecnológica entre os países árabes e da América Latina, entrou no ar neste agosto

O novo site foi elaborado pelo Instituto Brasileiro de Informação em C&T (Ibict), órgão vinculado ao Ministério da C&T (MCT), em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Cooperação e Embrapa.

A apresentação oficial do site ocorreu em Caracas, durante a 2ª Reunião de Altos Funcionários Árabes e Latino-americanos - Cúpula Aspa.

Na ocasião, o coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional do Ibict, Paulo César Siqueira, mostrou aos participantes do encontro a primeira versão da página, já informando o novo domínio da Internet.

Siqueira abordou aspectos técnicos sobre a página da web, assim como esclareceu e discutiu aspectos do conteúdo do site.

"Nós convocamos representantes venezuelanos a participarem ativamente e contribuir para o desenvolvimento do portal, com a designação, inclusive, de um ponto de contato na Venezuela para tratar da questão".

O intuito do site é ser um canal de comunicação e troca de idéias sobre assuntos relacionados à cooperação científica, técnica e tecnológica entre a América Latina e os países árabes.

A delegação argelina propôs expandir o projeto, de forma a acrescentar uma lista de universidades e instituições de pesquisas, sobretudo no campo dos recursos hídricos, desertificação e agricultura, com o propósito de estabelecer um conselho científico", salientou.

Paulo César Siqueira lembrou que a idéia do portal ASPA Science surgiu durante a Cúpula dos Países Sul-americanos e Países Árabes, em Brasília, em maio de 2005.

Também explicou que o site tem como objetivo a minimização de custos, o desenvolvimento de soluções, a ampliação da cooperação e o estabelecimento de acordos bilaterais e multilaterais técnicos, o intercâmbio de informações, o provimento de ferramenta virtual de conhecimento, o desenvolvimento de fórum de discussão e das linhas de pesquisa, entre outros fatores.

No total, 22 países da Liga Árabe e 12 da América Latina participam do portal Aspa Science.

Mais informações pelo site http://www.aspa-science.org.

Data: 16/08/2006