Palestra sobre protocolos de eleição eletrônica e pagamento eletrônico será ministrada nesta quinta-feira na UFCG

O professor português Paulo Carreira Mateus, que trabalha na Secção de Lógica e Computação do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico - IST, da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal, estará proferindo palestra sobre Ataques quânticos a protocolos clássicos, às 14h desta quinta-feira, 17, no auditório do Bloco CI, do Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, do Centro de Engenharia Elétrica e Computação - CEEI, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus de Campina Grande. Esta é uma área nova do conhecimento, que envolve estudos sobre a segurança da comunicação feita através da internet, e se configura como uma das mais modernas áreas de pesquisa em vários países. A visão do jovem pesquisador, que é um dos mais respeitados mundialmente nessa área, também é um alerta para as pessoas, já que para ele a ciência tem duas vias, ou seja, pode ser usada para o bem ou para o mal.

O pesquisador da Universidade portuguesa tem mais de 30 publicações internacionais, na área da lógica e computação estocástica e quântica, e já participou em diversos projetos de investigação, dentro e fora de Portugal. Venceu, em 2005, o Prêmio Científico IBM Portugal.

O professor Paulo Mateus vem à UFCG através do Convênio 150/06 Capes-GRICES-DEE-IQuanta. A visita do professor também tem a finalidade de que seja ampliada e aprofundada esta linha de pesquisa na UFCG, com a participação do professor Francisco Marcos de Assis, do Departamento de Engenharia Elétrica – DEE, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI.

Veja um resumo da palestra

Os sistemas de prova de conhecimento nulo (zero-knowledge proof systems) desempenham um papel de relevo nas aplicações criptográficas modernas, estando na base de diversos protocolos mais complexos, como esquemas de identificação, protocolos de eleição eletrônica e protocolos de pagamento por intermédio de moedas eletrônicas. Diversas propriedades de anonimato de muitos destes protocolos, como, por exemplo, o anonimato da abstenção nas eleições eletrônicas e o anonimato do pagamento eletrônico, são conseqüências da impossibilidade de transferência da prova dos sistemas de prova de conhecimento nulo. Nesta comunicação mostra-se como é possível atacar estas propriedades de anonimato por intermédio de máquinas seladas (tamper-proof machines). Este resultado é ilustrado tanto com máquinas clássicas como com máquinas quânticas, sendo evidenciadas as vantagens e desvantagens de ambos os casos.

Saiba o que a UFCG está fazendo nesta área do conhecimento

Ao longo do século passado a Física quântica provocou debates intensos entre pessoas importantes com Albert Einstein e Niels Bhor, devendo-se a polêmica principalmente no que se refere a interpretação dos fenômenos. Por exemplo, um elétron que se comporta  como uma partícula em certas situações e como onda em outras. Entretanto tal comportamento estranho pode ser encarado de modo pragmático quando um  grande número de objetos quânticos é considerado, sendo este o caso das aplicações atuais em eletrônica. Os efeitos bizarros do tipo "ação à distância" são mais contudentes quando se trata de  sistemas quânticos individuais ou pequenos grupos (átomos, elétrons,  fótons).

Segundo o professor Francisco Marcos, recentemente, a aplicação das propriedades mais “radicais” dos sistemas quânticos chamou a atenção da comunidade científica em duas direções: a computação e a criptografia. Em relação à computação foi provado matematicamente que certos problemas muito difíceis para serem resolvidos com os computadores atuais se tornam solúveis com o uso de um computador quântico. Ele explica que o efeito foi ainda maior por que um problema que pode ser resolvido por um computador quântico é o da fatoração de números grandes, pois a dificuldade em resolver este problema com computadores clássicos é exatamente o que sustenta grande parte dos sistemas de segurança para o milionário comércio eletrônico, ou seja, a segurança das transações feitas pela rede mundial de computadores. Por enquanto trata-se somente de uma ameaça, mas muito esforço tem sido dispendido em todo mundo para desenvolver um computador quântico.

O professor diz que a outra aplicação é um tipo de antídoto para o estrago potencial no comércio eletrônico provocado pela eventual entrada no "mercado" de computadores quânticos. Trata-se da distribuição de "chaves  secretas" pode ser feita de modo seguro e rápido usando sistemas quânticos com fótons  isolados. “A transmissão de “chaves secretas” pode ser feita usando sistemas quânticos com fótons isolados. Hoje temos na Universidade Federal do Ceará - UFC um protótipo de um desses sistemas, chamado protocolo B92, que foi construído dentro de um projeto em que participaram professores da UFCG”.

O projeto Quanta (CNPQ 55225/02-9), “Protocolo de Comunicação Quântica Inviolável”, desenvolveu-se na UFCG no período de 06/2003 a 06/2005, quando foi concluído. Como resultados, destacam-se, além de pesquisas, os projetos de criação do Instituto de Estudos em Computação e Informação Quânticas (IQuanta), com apoio da FINEP (216/03) e CAPES-GRICES (150/06), denominado “Uso dos Princípios da Mecânica Quântica para o Processamento de Informação e Comunicações Seguras”. O IQuanta tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas, a divulgação de conhecimento e a formação de pessoal na nova área de computação e informação quânticas. O projeto CAPES-GRICES é realizado em colaboração com o Instituto Superior Técnico, de Lisboa.

Legenda: O professor português Paulo Mateus (à esquerda) faz palestra na UFCG nesta quinta-feira. Ao seu lado o professor Francisco Marcos, da UFCG.

Data: 17/08/2006