topo_cabecalho
Lançado portal e biblioteca virtual Comunidade Segura

Trata-se de um ambiente interativo com conteúdo vasto e aberto sobre segurança pública, controle de armas, juventude em violência armada e temas correlatos, como mediação de conflitos e cultura de paz; além de questões transversais como gênero e saúde

Com reportagens, artigos, entrevistas e amplo espaço para debates, o Comunidade Segura interessará tanto ao público leigo quanto a pesquisadores e profissionais da área de segurança, gerando discussões democráticas e bem fundamentadas.

Como a cobertura é internacional, há versões em três idiomas (português, espanhol e inglês).

O portal tem diversas ferramentas para a troca de idéias e experiências, como fóruns de discussão e comunidades virtuais abertas e fechadas, além de agenda de eventos, newsletters e galeria de imagens.

A biblioteca virtual sobre segurança pública e direitos humanos, desenvolvida em parceria com a União Européia e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), traz conteúdo técnico e acadêmico catalogado por autor, instituição, tema, tipo de conteúdo, ano, palavra chave, região, entre outros campos, o que permite pesquisas refinadas.

As referências bibliográficas têm links para documentos disponíveis para download no próprio site ou em outros sites, e também indicam publicações impressas.

Comunidade Segura, da ONG Viva Rio, foi desenvolvido em software livre (Drupal) pela empresa carioca Ability e é hospedado pela Rits (Rede de Informações para o Terceiro Setor).

O endereço do portal é http://www.comunidadesegura.org.


Data: 11/08/2006