topo_cabecalho
Novo site do CNPq já está no ar

Plataforma Lattes também foi reestruturada

O presidente do CNPq, Erney Camargo, lançou na semana passada o novo site do CNPq (http://www.cnpq.br). Com formação multidisciplinar, um grupo trabalhou durante seis meses até chegar ao formato definitivo da nova página na internet. Desde o início o objetivo era melhorar a usabilidade, a interface com o usuário e tornar o conteúdo mais leve nas mais de dez mil páginas. "A modernização do site do CNPq era essencial para uma melhor interação com a comunidade científica", diz Erney Camargo.

Segundo ele, a Plataforma Lattes também foi reestruturada para refletir com mais precisão o currículo de cada participante. A operação foi consideravelmente simplificada, objetivando a comodidade do usuário. "O trabalho não terminou e deverá ser, progressivamente, aperfeiçoado com a colaboração do usuário", afirma Camargo.

Na Plataforma Lattes foi incluído o campo Digital Object Identifier System (DOI). Esse código é validado on-line e possibilita a geração de um link direto para a página na internet do texto do artigo.

Também foram implementadas a validação de orientações de mestrado e doutorado com a tabela fornecida pela Capes, maior facilidade de navegação entre os módulos do sistema, melhoria nas interfaces de busca e seleção de palavras-chave e autores, e a opção de impressão do currículo, também, no formato RTF.

Equilíbrio

Entre as melhorias do site institucional, o usuário encontrará o conteúdo com disposição mais equilibrada, priorizando as informações mais acessadas, a inclusão de facilidades como o calendário e a barra rotativa de notícias, e um melhor desenho, que permite a colocação de mais conteúdo mantendo a sensação de leveza.

"Mudamos a tipografia, usamos melhor as áreas negativas, a assimetria e uma escala de cores bem definida para caracterizar a identidade visual do CNPq", afirma Raphael Rizzo, responsável pela arquitetura e o design.

Também foi implantado um buscador dentro do site, implementado por meio do Google, que permite busca fácil e rápida dentro das mais de 10 mil páginas indexadas da Agência.

O sistema é atualizado diariamente por meio de buscas em 300 tipos de arquivos, apresentando resultados rapidamente com clareza e simplicidade.

Sugestões para melhoria do site podem ser encaminhadas para o e-mail comunicacao@cnpq.br.


Data: 14/08/2006