Finep anuncia lançamento de dois editais do Programa de Promoção das Engenharias

Cada edital contará com R$ 20 milhões

Na próxima semana, a Finep disponibilizará em seu site duas chamadas públicas do Programa de Promoção e Valorização das Engenharias (Promove). Cada edital contará com R$ 20 milhões.

A informação foi dada nesta quarta-feira (9) pelo presidente da Financiadora, Odilon Marcuzzo do Canto, durante uma reunião do Programa Inova Engenharia, realizada na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

"Estamos
terminando algumas questões técnicas para colocar no ar as chamadas do Promove", disse ele. Canto afirmou, em entrevista ao Gestão C&T online, que o Promove deverá ser plurianual e que suas duas chamadas estão alinhadas às diretrizes do Programa Inova Engenharia, lançado pela CNI no início de junho.

Na sua opinião, os dois editais atacam dois problemas que são "gritantes" no cenário da engenharia nacional: um deles é a interação das escolas de engenharia com o setor empresarial e o outro é a interação das escolas de engenharia com o ensino médio.

"O que se tem visto, nesses últimos anos, é uma fuga de estudantes das áreas de engenharia e a razão mais clara disso tudo é o mau preparo dos alunos de ensino médio nas disciplinas de física, química e matemática", analisa o presidente da Finep.

A primeira chamada selecionará para apoio financeiro projetos inovadores que promovam maior interação das escolas de engenharia com atividades de ensino de ciências exatas e naturais de nível médio, visando despertar vocações e recrutar mais e melhores estudantes para as áreas tecnológicas.

Marcuzzo do Canto explicou que essa iniciativa visa, além de criar um ambiente propício para que surjam vocações no ensino médio, preparar e qualificar os professores do ensino médio.

O segundo edital visa "atacar" outro problema: o divórcio entre o que está havendo dentro da escola de engenharia e o que está se passando nas indústrias e nas empresas.

A chamada selecionará propostas para apoio financeiro de parcerias entre instituições de educação superior e empresas para execução de projetos de pesquisa colaborativa na área de ciências de engenharia a serem realizados em laboratórios de inovação.

O presidente da Finep também informou que o Promove deverá contar com outros subprogramas que serão lançados ao longo dos anos.

Um dos próximos passos será a elaboração de editais para atender à área de internacionalização dos programas de engenharia, seja criando possibilidades para os estudantes brasileiros passarem um período aprendendo em uma escola de engenharia de outro país, seja incentivando a vinda de estudantes de outros países para freqüentarem escolas brasileiras.

"Nós entendemos que esse intercâmbio de estudantes enriquece o curso e dá essa visão internacional que hoje o profissional da engenharia necessita", informou.

Ele também ressaltou que tanto o Promove, quanto o Inova Engenharia são programas, portanto todas as contribuições não se esgotam com os editais.

Data: 10/08/2006