Intel inicia cooperação com as principais universidades para pesquisas relacionadas a programas e currículo para os futuros processadores

45 universidades em todo o mundo oferecerão cursos Multi-Threading para capacitar os estudantes a aproveitarem as vantagens das plataformas Multi-core

A Intel Corporation anunciou um esforço global para preparar estudantes universitários para o novo paradigma do desenvolvimento de softwares, uma vez que a Intel está mudando seus processadores de mecanismos com um único núcleo para processadores que terão múltiplos núcleos e tarefas.

Essa evolução transformará o design dos programas e vai exigir novas idéias e inovações para elevar esse tipo de poder no processamento.

Como parte de seu programa de educação superior, a Intel está apoiando 45 das principais universidades do mundo com sua experiência, financiamento, ferramentas de desenvolvimento, materiais educacionais, treinamento no local e colaboração sustentável para incorporar os conceitos de múltiplos núcleos e múltiplas tarefas em seus currículos de ciências da computação.

Até o fim do ano, a Intel espera que mais de 75% de seus principais processadores para servidores, desktops e notebooks sejam fabricados como processadores de núcleo duplo e com expectativa para quatro, oito ou inúmeros núcleos em um futuro próximo.

"Para lançar uma nova geração de tecnologia e oferecer novos e criativos produtos no mercado, é essencial educar os desenvolvedores de amanhã para arquitetar, desenvolver e testar a próxima geração de programas para as modernas plataformas de múltiplos núcleos", declarou Renee James, vice-presidente corporativo e gerente geral do Grupo de Programas e Soluções da Intel.

"Para oferecer um ótimo desempenho e ampliar a utilização de todo o potencial dos sistemas baseados em múltiplos núcleos, é preciso que os programas sejam desenvolvidos para aproveitar todas as capacidades da máquina. Trabalhando com as melhores universidades do mundo, a Intel está criando o futuro para o desempenho computacional".

As universidades participantes desse esforço mundial incluem a Carnegie Mellon University, Cornell University, Georgia Institute of Technology, University of Michigan e University of Washington, bem como as principais instituições acadêmicas no Brasil, China, Índia, México, Rússia, Taiwan e inúmeros países europeus.

Os primeiros cursos serão oferecidos durante o segundo semestre deste ano e a Intel espera que centenas de universidades participem a partir de 2007.

No Brasil, o Instituto de Computação da Unicamp, em Campinas, e o Instituto de Informática da UFRGS, em Porto Alegre, desenvolverão esse ano o currículo para tecnologia Multi-core.

Já o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, em São Paulo, e o Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis, desenvolverão projetos de Pesquisa & Desenvolvimento em Multi-core.

"A Intel, com sua visão de longo prazo, entende os problemas e tendências na indústria de computadores e semicondutores antes de qualquer outra. Isso representa uma oportunidade de melhorar a maneira como lecionamos e treinamos os estudantes para prepará-los bem para futuros empregos", disse Guido Araújo, da Unicamp.

O currículo oferece uma introdução à arquitetura Multi-core da Intel e ensina os estudantes de ciências da computação a como atingirem o máximo desempenho de seus programas nos sistemas de multi-tarefas, de múltiplos núcleos e múltiplos processadores, utilizando os compiladores e as ferramentas de threading da Intel.

Também abrange a importância do paralelismo, conceitos, metodologia e programação com threads (Windows*, OpenMP*, PThreads*).

Esse esforço contará também com sessões de treinamento nas faculdades, oferecidas pelos peritos em multi-threading do Intel® Software College de todo o mundo.

A Intel também fornecerá os materiais para o curso, laptops equipados com processadores de núcleo duplo para o uso dos instrutores nas salas de aulas, bem como licenças para Produtos de Desenvolvimento de Software Intel® e acesso aos fóruns e suporte técnico.

Esse esforço faz parte dos programas Intel Software College e Intel Educação Superior. Mais informações estão disponíveis em http://www.intel.com/software/college e http://www.intel.com/education/highered.

Data: 10/08/2006