Cientistas elegem novos desafios para a biologia computacional

Declaração de Fortaleza. Esse é o nome do documento gerado pelos mais importantes cientistas da área de biologia computacional, que traça os grandes desafios da área para os próximos anos.

O estudiosos estão reunidos no XIV Congresso Internacional de Biologia Computacional (ISMB2006), realizado no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza.

O evento termina nesta quinta-feira e é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As premissas da Carta de Fortaleza foram elaboradas em uma sessão do congresso chamada Novas Fronteiras, da qual participaram os mais relevantes cientistas do mundo na área.

O presidente do evento e pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Goran Neshich, diz que um dos maiores desafios da biologia computacional previstos no documento é, não só avançar no desvendamento do complexo molecular, mas chegar ao cálculo da mente humana.

Segundo ele, os cientistas querem descrever em algoritmo sentimentos como o amor e o ódio. O pesquisador destaca que essas novas fronteiras resvalam em todas as áreas do conhecimento, "uma vez que no futuro todas as ciências serão computacionais".

Outro desafio para os profissionais da ciência é buscar novas fontes de financiamento para o desenvolvimento desses estudos.

Para Goran Neshich, o congresso foi uma ótima oportunidade para a democratização das novas tendências de biologia computacional no Brasil, porque esta é a primeira vez que o evento é realizado fora o eixo Estados Unidos - Europa.

Esta edição conta com cerca de 120 cientistas brasileiros, enquanto que as anteriores a participação era bem mais restrita.

"O intercâmbio de informações e o contato entre estudantes e pesquisadores foi um dos pontos altos do encontro", comenta Goran.

O presidente do congresso disse, ainda, que o clima entre os mais de 1.000 estudiosos é de satisfação com o programa científico do evento, que contou com a presença de três prêmios Nobel: Kurt Wüthrich, Prêmio Nobel de Química, que falou sobre "Aspectos computacionais de estudos de NMR com proteínas em solução"; o cientista alemão, Prêmio Nobel de Química, Robert Huber, que falou sobre o trabalho de extração da proteína envolvida no processo de fotossíntese e Richard Roberts, Nobel de Medicina de 1993, que apresenta, nesta quinta-feira (10), a palestra "A necessidade da bioinformática para biólogos experimentais".

Data: 10/08/2006