Estatais discutem formação de recursos humanos

Representantes das principais estatais brasileiras debateram nesta quarta-feira, 9, no Fórum das Estatais pela Educação, na sede do MEC, em Brasília, o investimento na qualificação por meio do mestrado profissional

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, apresentou os avanços que o Brasil vem conquistando nas áreas tecnológicas e a importância de formar profissionais nessas áreas. Segundo ele, o mestrado profissional é o caminho para ampliar o número de recursos humanos com qualificação que o Brasil precisa.

De acordo com Guimarães, a diferença entre o mestrado acadêmico e o profissional é que este último tem o foco dirigido para o mercado de trabalho, enquanto o primeiro busca formar pesquisadores e docentes.

"No mestrado profissional também deve ocorrer a pesquisa, mas o objetivo é formar alguém que, no mundo profissional externo à academia, saiba localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor a suas atividades, sejam estas de interesse mais pessoal ou mais social", esclarece.

O número de cursos de mestrado profissional passou de 155, em 2005, para 187, neste ano, um aumento de 32%. Guimarães citou as áreas que têm obtido sucesso com esses cursos, entre elas, a administração, a odontologia, a economia e a saúde coletiva.

O gerente geral da Universidade Corporativa da Petrobras, Walter Brito, disse que há interesse da empresa em propor à Capes um mestrado profissional em parceria com universidades que possuam excelência na área de petróleo e gás.

Segundo ele, muitos profissionais altamente qualificados da Petrobras irão aposentar-se nos próximos anos e a empresa terá que preencher essas vagas.

"Investimos muito na qualificação do nosso quadro de funcionários, mas queremos formá-los aqui e também oferecer essa oportunidade para a sociedade brasileira, pois estarão nas universidades", disse. A Universidade da Petrobras possui 40 mil alunos.

Além da Petrobras, representantes da Eletrobrás, da Itaipu Binacional, do Inmetro e do Banco do Brasil, manifestaram interesse na criação de mestrados nas respectivas áreas. A Capes irá intermediar as parcerias por meio de reuniões setorizadas.

Data: 10/08/2006