Sergio Rezende recebe título de professor emérito da UFPE

Responsável pela criação do mestrado e do doutorado em Física da Universidade Federal de Pernambuco, o ministro da C&T recebe, nesta quinta-feira, a distinção concedida pelo Conselho Universitário

Dentro das atividades comemorativas dos 60 anos da UFPE, o ministro da C&T, Sergio Rezende, recebe hoje o título de professor emérito pelos serviços prestados à instituição.

Outorgada pelo Conselho Universitário, a homenagem será entregue às 15h, no Centro de Convenções da Universidade.

"Pra mim é uma grande honra estar sendo homenageado pela UFPE, instituição que me dediquei por 31 anos", declara Rezende, que se aposentou como professor há três anos, após 40 em atividade.

De acordo com o ministro, a UFPE é considerada a universidade federal que mais produz conhecimento científico no Nordeste.

"No país ela ocupa a quarta colocação, ficando atrás apenas das Universidades Federais do RJ (UFRJ), Minas Gerais (UFMG) e Rio Grande do Sul (UFRGS).

A atuação da UFPE é, sem dúvida, relevante no contexto nacional, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil."

Segundo Rezende, o programa de pós-graduação em física da UFPE é o único do Nordeste que tem o maior conceito (sete) da Capes.

Além das pesquisas em física, o ministro registra o desempenho nas áreas de informática, química e engenharias, ressaltando que estas melhoraram muito nos últimos anos em Pernambuco.

A história do atual ministro na UFPE começou em 1972, quando ele foi contratado como professor titular do Instituto de Física.

Na ocasião, Rezende implantou os primeiros grupos de pesquisa, iniciativa que fundou as bases do futuro programa de mestrado do Departamento de Física, montado em 1973, do qual foi o primeiro chefe.

Ele também foi um dos responsáveis pela implantação do programa de doutorado em física, criado em 1974 na universidade. Os programas se tornaram referência em todo o Nordeste.

Em 1977, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências pelos trabalhos desenvolvidos na área de magnetismo.

Entre 1984 e 1988, assumiu a direção do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE, continuando seu trabalho de expansão e consolidação da ciência na Universidade.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física de 1985 a 1987, o professor também participou ativamente da criação da Fundação de Amparo à C&T de Pernambuco (Facepe), a primeira do tipo no Nordeste, sendo diretor científico da instituição no período de 1990 a 1993.

Nascido no RJ em 1940, Sérgio Rezende se formou em Engenharia Eletrônica na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) em 1963, tendo sido laureado como primeiro da turma.

No exterior, obteve bolsas de estudos da General Electric Foundation e da Comissão Fulbright, concluindo seus mestrado e doutorado no renomado Massachussets Institute of Technology, nos EUA.

Autor de mais de 190 artigos científicos, o professor - que se destaca nas áreas de magnetismo, magneto-ótica, materiais magnéticos e teoria do caos - foi orientador de 35 mestrados e doutorados.

"Atualmente, oriento um aluno de pós-graduação da UFPE." Entre os diversos cargos que assumiu, destaca-se a presidência da Finep. Em julho de 2005, Rezende foi nomeado ministro da C&T.

Data: 10/08/2006