Curso de Matemática da UFCG está entre os melhores do país

O curso de graduação em Matemática, da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística - UAME, do Centro de Ciência e Tecnologia – CCT, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, está entre os 5% melhores do país, tendo obtido conceito 5 no item Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado – IDD, segundo resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade 2005, divulgado na quarta-feira, 9, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -  INEP. A avaliação é feita numa escala de 1 a 5, sendo 5 o melhor resultado possível no IDD. O curso de Matemática já vem se destacando há vários anos como um dos melhores do país, na avaliação do ex-Provão, atual Enade. A informação foi passada à Assessoria de Comunicação da UFCG pelo professor Antonio José da Silva, da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística.

Saiba mais sobre o IDD

O texto abaixo, que trata do IDD, foi extraído da página www.inep.gov.br.

“O Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. Entende-se que essas informações são boas aproximações do que seria considerado efeito do curso.

O IDD é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele baseando-se no perfil de seus estudantes.

O IDD Índice varia, de modo geral, entre -3 e +3, sendo o desvio padrão sua unidade de medida da escala do IDD. Assim se um curso possui IDD positivo, como IDD=+1,5, isso significa que o desempenho médio dos concluintes desse curso está acima (1,5 unidades de desvios padrão) do valor médio esperado para cursos cujos ingressantes tenham perfil de desempenho similares. Valores negativos, por exemplo, IDD=-1,7, indicam que o desempenho médio dos concluintes está abaixo do que seria esperado para cursos com alunos com o mesmo perfil de desempenho dos ingressantes”.

Outras informações sobre o curso de graduação em Matemática da UFCG podem ser obtidas na página www.dme.ufcg.edu.br.

Data: 10/08/2006