topo_cabecalho
Capes seleciona projetos para pós-graduação em parceria com Portugal

Os interessados em participar do programa de cooperação internacional da Capes/MEC em parceria com o Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior de Portugal (Grices) podem fazer as inscrições até 30 de agosto de 2006. O objetivo é apoiar projetos conjuntos de pesquisa de cursos de pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes, preferencialmente com conceitos cinco, seis e sete.

Serão financiadas bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado, em todas as áreas do conhecimento. São necessários dois doutores por equipe, sendo um coordenador. Cada equipe brasileira deve ter, no mínimo, seis pesquisadores.

Segundo informações da Capes, o docente participante do programa Capes/Grices receberá bolsa 1.100 euros para doutorado sanduíche e 2.000 euros para doutorado pleno, além de passagens aéreas e diárias em Portugal.

Será oferecido também um valor de custeio para os gastos da pesquisa, no valor máximo de R$ 5 mil por equipe de brasileiros. A duração do intercâmbio será de dois anos, prorrogável por mais um.

A seleção dos projetos ocorrerá em novembro e as atividades terão início em janeiro de 2007. Ainda de acordo com informações da Capes, o programa foi criado em 1997. Desde então, foram aprovados 240 projetos conjuntos entre Brasil e Portugal, com participação de cerca de 1.500 pesquisadores e estudantes brasileiros.

Para consultar a íntegra do edital: http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/CAPES_GRICES.htm


Data: 09/08/2006