topo_cabecalho
Câmara realiza sessão para comemorar centenário do artista plástico José Santos

A Câmara Municipal de Campina Grande promoverá no próximo dia 18 agosto, às 10 horas, sessão especial para comemorar o centenário do artista plástico cearense José Santos, que adotou Campina como domicilio desde 1935 até 1973, quando faleceu. A homenagem atende a uma propositura do vereador João Dantas e contará com a participação dos familiares do homenageado, artistas e políticos.

 

José Raimundo dos Santos é natural de Icó, no Ceará, nasceu no dia 18 de agosto de 1906. Depois de ter trabalhado em diversas cidades brasileiras, chegou a Campina, onde se casou com Odila Ribeiro e constituiu família, pai de 12 filhos. Participou ativamente no desenvolvimento artístico-cultural de Campina Grande, recebeu título de cidadão campinense no ano do centenário da cidade, o que o tornou bastante orgulhoso, pois nunca escondeu  o quanto amava esta cidade, segundo  depoimentos dos seus familiares.

 

Segundo o vereador João Dantas, o artista fez inúmeras exposições durante o tempo que viveu nesta cidade e divulgou o nome de Campina por onde passou, expondo seus trabalhos em varias cidades brasileiras. Deixou espalhados pelo país telas e trabalhos valiosos. Em Campina Grande foi o arquiteto da Loja Maçônica “Regeneração Campinense”, tendo sido condecorado com a Medalha de honra ao mérito, em 1948. Como pintor retratou personagens ilustres e tinha como característica as figuras familiares e expressivas. Trabalhava sempre a óleo, nanquim, guache e grafite.

 

João acrescenta ainda que o artista foi um homem simples, porém culto. Conhecia a filosofia dos grandes pensadores e, como todo artista, morreu apenas na companhia dos familiares e amigos mais íntimos.


Data: 09/08/2006