UFCG abre inscrições para processo seletivo do Programa de Intercâmbio Acadêmico Nacional e Internacional

A Coordenação de Programas e Estágios da Pró-Reitoria de Ensino - PRE / UFCG, está inscrevendo até 30 de setembro de 2005, alunos matriculados nos cursos de graduação dos quatro campi, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, que desejem participar do processo seletivo do Programa de Intercâmbio Acadêmico Nacional e Internacional - PIANI, cuja finalidade é promover o intercâmbio de alunos com outras Universidades estrangeiras, onde são desenvolvidos estágios em suas respectivas graduações. Como requisito para a inscrição, é exigido, entre outros, que o aluno tenha coeficiente de rendimento escolar - CRE, igual ou superior a 7,0 e já tenha concluído 40% da carga horária total estabelecida pelo curso. A informação é da coordenadora do PIANI, professora Betânia Maria de Oliveira (foto).

No campus de Campina Grande, os alunos devem procurar a Coordenação de Programas e Estágios, na Pró-Reitoria de Ensino, e nos campi de Patos, Sousa e Cajazeiras, os estudantes devem se dirigir à Direção do Centro ou a Coordenação do curso ao qual estejam vinculado.

Documentação exigida para todos os candidatos: ficha de inscrição devidamente preenchida, 2 fotos 3 x 4, cópia do histórico escolar autenticada, declaração da coordenação do curso comprovando o cumprimento de 40% da carga horária total do curso no ato da inscrição e plano de Estudos a ser desenvolvido durante o estágio, de acordo com o modelo fornecido, devidamente aprovado pelo colegiado do curso e assinado pelo coordenador do curso.

Proficiência em Língua Estrangeira: os estudantes serão submetidos à exame de proficiência em Língua Estrangeira (inglês, francês, espanhol, italiano e alemão), considerado eliminatório e classificatório. A nota mínima exigida para aprovação é 7,0 (sete). O teste será realizado dias 17, 18 e 19 de outubro 2005, de 8h às 11h e de 14h às 17h.

Carta de Recomendação: para os alunos classificados no exame de proficiência, será exigida a apresentação de duas cartas de recomendação de docentes da Universidade onde o aluno encontra-se regularmente matriculado, nas respectivas línguas dos países escolhidos.

Onde você pode obter informações:  no campus de Campina Grande, na Coordenação de Programas e Estágios, na Pró-Reitoria de Ensino, pelo fone: 3310.1353, fone-fax: 3310.1075; Campus de Patos - CSTR, na Coordenação do Curso e na Direção do Centro, fone 3421.3397; Campus de Cajazeiras - CFP, na Coordenação do Curso e Direção do Centro, fone 3531.4300; Campus de Sousa - CCJS, na Coordenação do Curso e Direção do Centro, fone 3521.1816. Para maiores informações e aquisição dos formulários necessários para inscrição consultar o site:

Saiba mais sobre o Programa de Intercâmbio Acadêmico Nacional e Internacional - PIANI

Regulamentado ainda pela Resolução Nº 45/2002 do CONSEPE / UFPB, o Programa de Intercâmbio Acadêmico Nacional e Internacional - PIANI foi criado em 1999, pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pela Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI), para facilitar e estimular o processo de intercâmbio acadêmico de alunos de graduação da UFPB. O Programa (graduação sanduíche) prevê um estágio, no exterior, de no máximo dois semestres em instituições de ensino superior com as quais a UFPB e a UFCG mantêm convênios de cooperação acadêmica e intercâmbio estudantil. Este programa não oferece bolsas de estudo para os alunos selecionados, e os processos de aceitação na universidade estrangeira obedecerão aos critérios de cada instituição. Com exceção da Northern Illinois University e da Central Connecticut State University - USA - as demais instituições conveniadas não cobram taxas acadêmicas. As despesas com deslocamento, alojamento e alimentação são da responsabilidade do(a) aluno(a).

Data: 12/09/2005