topo_cabecalho
Edital seleciona projetos de combustão e gaseificação para setor de energia elétrica

O CNPq/MCT está selecionando projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e disseminação do conhecimento na área de combustão e gaseificação, cujos resultados sejam aplicáveis ao setor de energia elétrica.

As ações do CNPq direcionadas para a área de combustão começaram em 2003 quando foi lançada a Ação Induzida para Formação de Doutores no Exterior em Combustão.

Em 2004 foi promovido um encontro entre pesquisadores com o objetivo de formar redes de pesquisa em combustão. Nesse mesmo ano, com recursos do Fundo Setorial de Energia (CT-Energ), a agência lançou um edital para financiar a formação de redes de pesquisa e projetos demonstrativos em combustão e gaseificação voltados para o setor de energia elétrica. Como resultado, estão sendo financiados sete redes de pesquisa e quatro projetos demonstrativos.

O edital lançado no dia 7 de agosto terá o valor global de R$ 3,5 milhões. Os recursos são oriundos do CT-Energ e se destinam a dar continuidade às ações voltadas para a combustão e gaseificação.

Sua principal meta será fortalecer e criar novas redes, financiar projetos demonstrativos e promover a disseminação do conhecimento, com o apoio a cursos de capacitação, publicação e tradução de livros.

Os temas prioritários que devem ser abordados pelos projetos são: briquetagem, peletização e compactação de combustíveis sólidos fósseis/renováveis para uso em combustores e gaseificadores; combustão externa e gaseificação de combustíveis sólidos fósseis/renováveis; combustíveis sólidos fósseis/renováveis; caracterização tecnológica e tecnologias de processo e produção; geração de energia elétrica utilizando combustíveis sólidos fósseis/renováveis e gases provenientes de gaseificação; limpeza de gases combustíveis provenientes de processo de gaseificação; gases de síntese: produção por gaseificação, produção de combustíveis líquidos e produção de produtos químicos de alto valor agregado; e trocadores de calor aplicados a sistemas de gaseificação.

As propostas devem ser enviadas ao CNPq, exclusivamente via internet, pelo Formulário de Proposta on-line, até as 18h do dia 21 de setembro e a divulgação do resultado será feita no dia 24 de outubro.

Leia o edital na íntegra:
http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/2006/edital_0332006.htm


Data: 08/08/2006