UFCG comemora 10 anos de convênio com a Universidade japonesa de Ehime

Na manhã de hoje, quinta-feira, 8, o Vice-Reitor da Universidade de Ehime, Japão, professor Masuo Kashiwadani, e o professor Masahiro Watanabe, do grupo de Recursos Hídricos, foram recebidos pelo Vice-Reitor da UFCG, professor José Edilson de Amorim. A visita é comemorativa aos dez anos de convênio entre as duas universidades, e dela também participaram o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Michel François Fossy, o professor Carlos Galvão, do CCT, e o professor Celso Santos, da UFPB, e ainda ex-bolsistas e bolsistas atuais beneficiados pela cooperação. Antes, todos eles foram recebidos pelo Diretor do CCT, professor Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Ontem, quarta-feira, 7, os professores foram recepcionados pelos ex-alunos e professores da UFCG com um jantar comemorativo.

A UFCG mantém convênio técnico-científico com Universidades japonesas desde o início da década de 1970, entre as quais as de Kyoto, Tottori e Ehime. Com esta última, mantém convênio formal de cooperação desde 1995, o que tem permitido intenso intercâmbio de estudantes, de graduação e pós-graduação, e de professores entre as duas Instituições. Na UFCG, o convênio com a Universidade de Ehime é coordenado pelo professor Vajapeyam Srinivasan, na UFPB pelo professor Celso Santos, e na Universidade de Ehime pelo professor Koichi Suzuki.

No âmbito deste convênio, um total de 24 alunos da UFCG e UFPB realizaram estudos durante 12 meses na Universidade de Ehime, sendo 23 alunos dos cursos de graduação em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, História e Arquitetura, e uma aluna de mestrado da UFCG, que realizou ensaios de laboratório. Dois deles retornaram posteriormente para cursar mestrado naquela Universidade e dois para cursar doutorado. Sete alunos japoneses de mestrado estiveram em Campina Grande realizando pesquisa de campo, a maioria na Bacia Escola localizada no município de São João do Cariri - PB.

O professor Carlos Galvão informou que as atividades de cooperação têm sido financiadas pelas universidades envolvidas e, pelo lado japonês, pelo Ministério da Educação (Monbusho), pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS), pela Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA), pela Associação de Educação Internacional (AIEJ), pela empresa Ciatec e pela Fundação Toyota. Pelo lado brasileiro, a CAPES e o CNPq têm apoiado as atividades.

A Universidade de Ehime é uma das 20 melhores universidades nacionais Japonesas.Tem cerca de 10000 estudantes e 2000 professores e servidores administrativos. Possui seis faculdades: Direito e Letras, Educação, Ciências, Medicina, Engenharia e Agricultura. Matsuyama, cidade onde está sediada, é a maior cidade da ilha de Shikoku, com cerca de 500 mil habitantes.

Legenda: O Vice-Reitor Edilson Amorim (centro) conversou com professores japoneses e do CCT sobre a cooperação a UFCG e a Universidade de Ehim, que já dura 10 anos.

Data: 08/09/2005