Universidade Federal da Bahia quer acabar com vestibular

Idéia partiu do reitor Naomar de Almeida, criador de cotas na federal

Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 2002, Naomar de Almeida Filho é o primeiro reeleito para o cargo na instituição.

E assumiu, na sexta-feira, o segundo mandato apresentando novidades: a proposta de extinção gradual do vestibular, que considera "traumático", e o aumento do número de estudantes matriculados - 23,4 mil, levando ela ao posto de maior federal do Nordeste.

Almeida Filho é formado em Medicina pela própria UFBA e PhD em Epidemiologia pela Universidade da Carolina do Norte (EUA).

Na sua opinião, é necessário que a universidade passe a interagir com as escolas públicas de ensino médio, de forma a assegurar aos alunos com melhor desempenho o ingresso na universidade federal.

Almeida Filho entende ainda que é essencial que a universidade crie uma graduação especial, a partir de um projeto denominado Bacharelado Interdisciplinar.

"A Idéia é permitir ao aluno maior liberdade de migrar para a especialização com a qual melhor se identifique", explicou.

Ele garantiu que o esboço das novas propostas já foi passado ao ministro da Educação, Fernando Haddad, e que "agora é uma questão de tempo, até que a universidade incorpore as novas regras de ingresso, inspiradas nos colleges americanos e europeus".

O MEC decidiu não comentar a decisão do reitor de abolir o vestibular.

A resposta do ministério, que costuma ser padrão nesses temas, é de que as instituições têm autonomia para decidir sobre seus processos seletivos. Mesma posição sobre os sistemas de cotas.

Foi Almeida Filho, aliás, quem implantou o sistema de cotas na UFBA, a primeira federal a fazer isso no país, para estudantes de escolas públicas. Desde 2004, a instituição reserva 45% das vagas nos vestibulares.

Pioneira

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criou em meados dos anos 90 o Programa de Ingresso ao Ensino Superior (Peies), como uma alternativa de acesso aos seus cursos de graduação, sem a necessidade de realização do vestibular.

Através do Peies, o aluno realiza ao final de cada série do ensino médio uma prova.

Aqueles que obtiverem o melhor desempenho podem realizar o seu curso superior na UFSM, conforme a opção pelo aluno ao concluir o 3º ano. A universidade oferece 20% do total de vagas em seus 60 cursos.

A primeira turma de alunos ingressou na Federal de Santa Maria por meio do Peies em 1998. Até hoje 4.191 alunos já se beneficiaram do programa.

Data: 07/08/2006