Série "Santos-Dumont: inovação e criatividade" estréia hoje na TVE

O MEC, por meio da Secretaria de Educação a Distância/TV Escola/Programa Um Salto para o Futuro, com a colaboração do Depto. de Popularização e Difusão de C&T do MCT, apresenta a partir de hoje, dia 7 de agosto, a série Santos-Dumont: inovação e criatividade, como parte das comemorações nacionais e mundiais do Centenário do vôo do 14 Bis.

A proposta da série é, ao homenagear Santos-Dumont, mostrar a vida e obra deste grande cientista brasileiro e também compreender um pouco mais o contexto histórico e social de sua época.

O objetivo primordial da série é estimular a curiosidade, valorizar a criatividade e promover a inovação em todos os setores da vida social. Um dos desafios atuais dos governos e da sociedade brasileira é dar condições aos milhões de jovens brasileiros - um extraordinário potencial humano - de terem uma educação de qualidade, em particular nos domínios das ciências.

Abaixo a lista dos cinco programas e os convidados dos debates que acontecem ao longo da semana, sempre às 19h.

Programa 1 - O avião e a ciência (7 de agosto)
Henrique Lins de Barros. Rio de Janeiro. Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF/MCT.
Alberto Dodsworth Wanderley. Rio de Janeiro. Pesquisador / Sobrinho neto de Santos Dumont.
Salvador Nogueira. São Paulo. Escritor e Jornalista.

Programa 2 - Um homem do seu tempo? (8 de agosto)
Silvia Ilg. Rio de Janeiro. Pesquisadora da PUC-RIO e professora do Ensino Médio e Fundamental.
André Nunes de Azevedo. Rio de Janeiro. Historiador e Professor do curso de História da UERJ.
Nelson Hoineff. Rio de Janeiro. Cineasta.

Programa 3 - Santos Dumont como designer (9 de agosto)
Guto Lacaz. Arquiteto e Artista Plástico.
Tânia Monteiro. Professora da EM Afonso Pena / Professora do CIEP Dr. Bento Rubião.
Bia Hetzel - Escritora.

Programa 4 - Santos Dumont na escola (10 de agosto)
Douglas Falcão. Físico do Museu de Astronomia e Ciência Afins - MAST/MCT.

Solange Almeida Cardoso. Professora da Escola Municipal Orsina Fonseca.
Glória Queiroz. Professora da UERJ.

Programa 5 - O uso da história da ciência na escola (11 de agosto)
Ildeu de Castro Moreira. Rio de Janeiro. Diretor do Depto. de Popularização e Difusão de C&T do MCT.
Marco Braga. Rio de Janeiro. Prof. do Cefet-RJ e integrante do grupo TEKNÊ.
Mauro Costa da Silva. Rio de Janeiro. Pesquisador em História da Ciência pela UFRJ.

Data: 07/08/2006