topo_cabecalho
CNPq divulga projetos de pesquisa em metrologia

51 projetos aprovados vão dividir R$ 7,6 milhões

O CNPq divulgou, na quarta-feira, o resultado do edital que apóia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em metrologia científica e industrial, por meio do financiamento a projetos que consolidem a infra-estrutura de laboratórios do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)

Os 51 projetos aprovados vão dividir R$ 7,6 milhões, recursos orçamentários do Inmetro e repassados ao CNPq para a execução do programa.

Serão desenvolvidos por pesquisadores, especialistas e profissionais com doutorado ou mestrado, e destacado desempenho acadêmico e profissional.

Tais projetos permitirão ampliar as ações na área de medições científicas e industriais, o que certamente trará benefícios para o setor empresarial, principalmente para empresas e indústrias voltadas à exportação.

Fomenta-se, dessa maneira, o estreitamento de relações entre a comunidade científica e o setor empresarial, a partir da parceria entre os Ministérios de C&T, via CNPq, e Indústria e Comércio – Inmetro, dentro do contexto da Política Industrial e de Comércio Exterior do Governo Federal.

Durante a assinatura do convênio, em abril último, o presidente do CNPq, Erney Camargo, ressaltou a iniciativa é um marco histórico e contribui para reduzir o distanciamento entre a produção do conhecimento e o setor produtivo.

Já o presidente do Inmetro, João Jornada, enfatizou que este tipo de parceria já vem sendo feita com sucesso há mais de 120 anos nos países desenvolvidos.

“A ciência brasileira vai bem, mas encontra-se desconectada das empresas”, afirma João Jornada.

Resultado do edital em:
http://www.cnpq.br/resultadosjulgamento/2006/edital_0082006.htm


Data: 04/08/2006