topo_cabecalho
Física filosófica

Em artigo na "Revista Brasileira de Ensino de Física", o pesquisador Sílvio Dahmen, da UFRGS, discute como a filosofia e os filósofos da ciência interferiram, de forma profunda, na física feita por Albert Einstein

O físico alemão Albert Einstein (1879-1955) gerou grande impacto no mundo científico há mais de cem anos, com a Teoria da Relatividade e outros estudos relevantes.

Apesar de não ter sido o único a se interessar pela filosofia da ciência, essa relação com outros mundos acabou sendo decisiva, segundo o pesquisador Sílvio Dahmen, da UFRGS, para a vida desse grande nome da ciência.

"Marcante na postura filosófica de Einstein foi sua insistência pelo direito à abstração, por esta permitir um avanço além das fronteiras conhecidas do conhecimento, mas por outro lado sua postura realista, da existência de um mundo externo alheio à nossa vontade e da experiência como determinante do sucesso ou insucesso de uma teoria", escreve o pesquisador gaúcho.

Em artigo na "Revista Brasileira de Ensino da Física", intitulado "Einstein e a Filosofia", Dahmen discute alguns pontos básicos dessa relação inspiradora vivida pelo gênio alemão.

E ao citar as palavras do físico e filósofo Mario Bunge, o autor rapidamente justifica o por que, para ele, é tênue linha divisória entre a física e a filosofia.

"Todo cientista nutre posturas filosóficas, embora freqüentemente nem todos o façam de maneira totalmente consciente." Para o pesquisador da UFRGS, mais do que "conhecer", é necessário entender a origem e a abrangência do conhecimento.

Segundo Dahmen, que baseia seu artigo no texto "Física e Realidade", talvez tenha sido Einstein quem, de maneira mais incisiva, propugnou a importância da filosofia para a física.

"Sua dimensão como homem público - o cientista, o político, o pacifista - levou-o, em diferentes ocasiões, a expressar-se acerca desse tema", diz.

Para ler o artigo sobre o físico alemão, disponível na Biblioteca Eletrônica SciELO:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-47442006000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


Data: 03/08/2006