topo_cabecalho
Resposta de Isaias Raw sobre a vacina contra hepatite

Brasil faz a opção certa

Isaias Raw, presidente da Fundação Butantan, responde artigo publicado em "O Estado de SP"

"Em resposta ao artigo Biotecnologia: dois pesos, duas medidas, do biólogo Fernando Reinach (26/7), que faz menção à vacina recombinante contra hepatite B, produzida pelo Instituto Butantan, entendo ser uma provocação para a posição reacionária de parte dos membros da Comissão Técnica de Biossegurança (CTNBio).

A vacina foi inicialmente testada em Londrina, há aproximadamente cinco anos, em voluntários de até 19 anos. Foi registrada antes da existência da CTNBio. Aproximadamente 75 milhões de doses dessa vacina foram aplicadas em crianças de menos de 1 ano e em jovens até 19 anos sem nenhum efeito colateral.

A Fiocruz testou um total de 4 mil voluntários de várias idades, concluindo que a vacina é igual (e em certas faixas etárias, melhor) à importada usada como controle.

Recentemente a Unicamp testou a combinação hepatite B-BCG em recém-nascidos, sem problemas. A União Européia, onde a Constituição impede o uso de transgênicos, utiliza a vacina contra hepatite B. Se a pandemia de influenza aviária (H5N1) chegar, a Europa tem a opção de usar uma vacina transgênica ou agir como ignorante e suicidar-se coletivamente.

O Brasil já fez a sua opção e o Butantan iniciará a produção em setembro."


Data: 03/08/2006