topo_cabecalho
MCT, Fiocruz, Radiobrás e Projeto Ciência na Radiodifusão Européia farão mapa dos programas de rádio sobre ciência e tecnologia no Brasil

Acaba de ser lançado o Projeto "Ciência no Rádio", que visa mapear programas de rádio realizados em todo o Brasil, relacionados a temas de ciência e tecnologia, incluindo medicina, saúde, meio ambiente, agricultura, biologia, física, astronomia e matemática.

Possibilitar o contato e promover um maior intercâmbio de experiências e materiais produzidos pelos diversos profissionais do rádio, jornalistas e cientistas que produzem programas de ciência e tecnologia no Brasil é uma das propostas do "Ciência no Rádio".

O primeiro passo do projeto, liderado pelo MCT, pela Radiobrás, pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e pelo projeto europeu Science in Radio Broadcasting European (Scirab), é realizar um levantamento de todos os programas que veiculam, freqüente ou ocasionalmente, assuntos relacionados à ciência e tecnologia.

O objetivo é reunir dados que facilitem o estabelecimento de políticas públicas e a criação de programas de apoio governamentais para uma maior utilização do rádio na divulgação científica e tecnológica.

Além disso, o projeto busca despertar o interesse por programas de rádio sobre temas de ciência e tecnologia e dar maior visibilidade a atividades de divulgação científica por meio deste instrumento no Brasil.

Para realizar um levantamento completo de iniciativas no setor, os realizados do projeto convidam todos aqueles que trabalham em programas de C&T no rádio ou conhecem algum programa de rádio que explore temas relacionados à C&T para colaborar.

Para colaborar com o projeto, basta preencher o questionário disponível no site: http://www.museudavida.fiocruz.br/radiociencia. Caso não possa preenchê-lo por meio da Internet, uma versão em word poder ser obtida em:

Centro de Estudos, Museu da Vida
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
Av. Brasil 4365, Manguinhos
CEP 21040-360 Rio de Janeiro RJ
Fone: (21) 3865-2113
E-mail: radiociencia@fiocruz.br

Departamento de Popularização e Difusão da C&T - SECIS
Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios - Bloco E
70067-900. Brasília
Tel 61 33177826
E-mail: radiociencia@mct.gov.br


Data: 03/08/2006