Existe um segundo código? - Artigo de Eloi S. Garcia

Eloi S. Garcia - Pesquisador e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, e membro da Academia Brasileira de Ciência

Existe um segundo código? Aparentemente sim. Pesquisadores do Instituto Weizmann e da Universidade Northwestern em Chicago acreditam que tenham encontrado um segundo código no DNA em adição ao código genético.

O código genético especifica a seqüência das proteínas sintetizadas por todas as células de um organismo.

O suposto segundo código sobrepõe ao primeiro, ordenando os nucleossomas, proteínas que se enovelam ao DNA, protegendo-o e controlando o acesso a esta molécula.

Os nucleossomas enfileiram-se ao longo do cromossoma, o qual é enrolado e empacotado para se acomodar ao núcleo.

A pergunta feita foi: o que determina como, quando e onde um nucleossoma se posicionará ao longo da seqüência do DNA?

Este posicionamento é importante para a função celular desde que o acesso ao DNA via um nucleossoma é bloqueado por uma série de proteínas.

Entre estas proteínas bloqueadoras estão fatores que iniciam a replicação do DNA, a transcrição e o reparo do DNA.

Assim, o posicionamento dos nucleossomas define os segmentos nos quais os processos acima poderão ou não ser realizados.

Um simples nucleossoma contém aproximadamente 150 bases genéticas e as áreas livres próximas aos nucleossomas possuem somente cerca de 20 bases.

São nestas regiões livres que processos como a transcrição pode ser iniciada.

Os pesquisadores, em levedura, foram capazes de caracterizar este segundo código e então, utilizando-se da seqüência do DNA, predizer um grande número de posições do nucleossoma em torno do genoma.

Análises matemáticas de 200 regiões diferentes do DNA ligadas ao nucleossoma, revelaram códigos de similaridades entre as seqüências ligadas e as livres.

Este código consiste de um sinal periódico que aparecia a cada 10 bases na seqüência do DNA.

A repetição regular deste sinal favorecia o segmento do DNA adquirir a forma esférica necessária para formar um nucleossoma.

Para identificar este código de posicionamento do nucleossoma foram usados modelos probabilísticos para caracterizar as seqüências ligadas pelos nucleossomas, e então desenvolvidas algoritmos computacionais para revelar a organização do código desta estrutura ao longo de todo o cromossomo.

Pela primeira vez dados sugerem como os nucleossomas e outras proteínas interagem na regulação do DNA.

Se confirmada, esta descoberta fornecerá novas maneiras de olhar o delicado controle genético, como o processo misterioso da especificidade de certas células ativarem uns genes e não outros.

Desde que as proteínas (eg histonas), que formam o nucleossoma, estão entre as mais conservadas na natureza, esse segundo código também deve ser conservado em vários organismos, inclusive no ser humano.

Data: 02/08/2006