Andifes reúne-se com ministros para falar sobre hospitais universitários

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, Agenor Álvares, se reúnem nesta terça-feira, às 17h30, no Ministério da Saúde, em Brasília, para discutir o tema "Hospitais Universitários" com a Diretoria Executiva da Andifes, presidida pelo reitor Paulo Speller

A audiência está sendo realizada por iniciativa da Andifes, que vem insistindo na pauta junto aos Ministérios. A principal preocupação é com a falta de pessoal e o financiamento dos HU.

Apesar dos concursos para preenchimento de cerca de dez mil vagas, liberados pelo atual governo, ainda há um passivo de 12 mil servidores para os 46 Hospitais Universitários.

Atualmente, essas vagas são preenchidas com pessoal contratado, por meio das fundações de apoio, o que o Tribunal de Contas da União reprova.

O dinheiro para a contratação da mão-de-obra terceirizada acaba saindo dos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que impede um maior investimento na infra-estrutura dos hospitais e dificulta o pagamento de outras despesas, contribuindo para o endividamento dos HU.

No início do ano, o Governo propôs uma discussão sobre um novo modelo para o custeio dos Hospitais Universitários. A Andifes realizou um Seminário sobre o tema, em fevereiro, reunindo representantes do Ministério da Educação e da Associação Brasileira dos Hospitais de Ensino (Abrahue) e, desde então, vem debatendo entre os reitores das Universidades federais. Uma proposta sobre o assunto deve ser apresentada em breve.

Na semana passada, os dirigentes da Andifes se reuniram com o ministro da Saúde, para buscar apoio na solução dos problemas dos hospitais universitários. O ministro foi muito receptivo às demandas apresentadas e se dispôs a dialogar com a Andifes e os demais ministérios envolvidos.

O ministro da C&T, Sérgio Rezende, também foi convidado a participar da reunião de hoje, mas até o momento não confirmou presença.

Data: 01/08/2006