topo_cabecalho
SBPC divulga documento histórico sobre energia nuclear

A SBPC lançou os números 15, 16 e 17 da série “Cadernos SBPC”, contendo as atas das três sessões do Simpósio sobre o uso de energia atômica para fins pacíficos no Brasil, realizado em 1956 pela Sociedade – ou seja, há exatos 50 anos

Os originais das atas, datilografados e com correções manuscritas dos autores, foram preservados por Haity Moussatché que, em 1980, os entregou ao então secretário regional da SBPC do RJ, Ennio Candotti, que os cedeu para ser incorporado ao Arquivo Histórico da SBPC.

Trata-se de um documento importante para a história da energia nuclear no país e também para a compreensão da situação atual do desenvolvimento científico brasileiro.

Participaram físicos, geólogos, radioquímicos, engenheiros e autoridades que abordaram a questão das jazidas de minerais atômicos no país, os rápidos avanços tecnológicos que ocorriam nos laboratórios nos EUA e Europa, as possibilidades do desenvolvimento da pesquisa no Brasil e os programas desenvolvidos pelo governo na época.

Participaram dos debates, entre outros, José Leite Lopes, Marcelo Damy, José Goldemberg, Mario Schenberg, Othon Leonardos e Anísio Teixeira, então presidente da SBPC.

Com o objetivo de auxiliar a leitura das exposições e dos debates, o Caderno nº15 apresenta uma cronologia dos acontecimentos políticos e científicos que marcaram o período compreendido entre 1905 e 1966; no nº 16, foram anexados pequenos perfis dos cientistas participantes; e no nº 17, um breve texto sobre o núcleo atômico, seguido de um pequeno glossário de termos técnicos.

É importante ressaltar que a discussão sobre o conhecimento da energia atômica está associada à institucionalização do desenvolvimento científico brasileiro desde os seus primórdios e com a criação do Conselho Nacional de Pesquisas, atual CNPq, que em 1951 assumiu a formulação das políticas de ciência e tecnologia do país e a coordenação dessas atividades.

A SBPC, desde a sua primeira reunião anual, realizada em Campinas (SP), em outubro de 1949, já discutia questões relativas à energia nuclear.

Cadernos SBPC

A série “Cadernos SBPC” teve início em 2004 com seis números dedicados a artigos sobre temas apresentados na 56ª Reunião Anual da SBPC.

O número 7 – Fundação e Primeiros Movimentos (1948-1958) – foi produzido pelo Projeto Memória, então recém-iniciado, divulgando documentos referentes à década inicial da Sociedade, traçando um painel de suas realizações e de suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no país.

Os números seguintes apresentam artigos das discussões da 57ª Reunião Anual, realizada em Fortaleza, em 2005. O número 14 volta-se à história da SBPC, reproduzindo as primeiras conferências patrocinadas pela Sociedade em SP e no RJ. Tanto Henrique da Rocha Lima – Vicissitudes da vida científica – como Álvaro Ozório de Almeida – Valor da Ciência – mostram os problemas e as dificuldades dos cientistas para desenvolverem a pesquisa em ciência no Brasil.

Além dos textos originais das conferências são apresentados textos referentes a elas publicados na “Ciência e Cultura”, e também, entrevistas realizadas com pesquisadores que participaram das conferências ou tiveram contato com Rocha Lima: Alba Lavras, Berta Lange de Morretes, Maria Ignez Rocha e Silva, Marta Vannucci e Paulo Emilio Vanzolini.

Com estes Cadernos SBPC voltados para a divulgação da memória da Sociedade, o Projeto Memória pretende contribuir para ampliar o conhecimento da história da ciência no Brasil, reafirmando a importância dos trabalhos de seus cientistas.

Mais informações pelo e-mail: memoriasbpc@sbpcnet.org.br


Data: 31/07/2006