Divulgada lista dos reclassificados do ProUni

A lista dos candidatos reclassificados do Programa Universidade para Todos (ProUni) foi divulgada nesta segunda-feira, 31. Foram reclassificados 16.968 candidatos de um total de 43.614 vagas oferecidas pelo ProUni para o segundo semestre deste ano. Os reclassificados são aqueles que ocuparão as vagas dos candidatos selecionados cujos dados socioeconômicos não foram confirmados. A lista está disponível na página eletrônica do ProUni <http://www.mec.gov.br/prouni> ou pelo telefone 0800-616161.

Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Carneiro Ribeiro, os reclassificados têm até o dia 11 de agosto para comparecer à instituição de ensino em que foram selecionados para confirmar seus dados socioeconômicos. "A confirmação dos dados é fundamental para o candidato garantir a bolsa do ProUni", explica.

Do total de reclassificados, 8.390 são afro-descendentes, 27 indígenas e 185 professores da rede pública de ensino básico. Todos as unidades da Federação tiveram candidatos na lista de reclassificação. São Paulo foi o estado com mais candidatos reclassificados: 3.992 beneficiados.

Critérios

Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos ofereceu, em 2005, 112.275 bolsas e no primeiro semestre de 2006, 91.609 vagas. Podem concorrer alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, os que estudaram em escolas particulares com bolsa integral e os professores da rede pública de ensino básico em efetivo exercício. Todos devem, ainda, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São também requisitos obrigatórios ter renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 525,00), para concorrer a uma bolsa integral, e de até três salários mínimos por pessoa da família (R$ 1.050,00), para concorrer a uma bolsa parcial de 50% da mensalidade.

Data: 31/07/2006