topo_cabecalho
Inca debate humanização no tratamento do câncer de mama

A humanização do tratamento da paciente com câncer de mama será o foco do evento que Instituto Nacional de Câncer promoverá, de 1º a 10 de agosto, em sua unidade especializada no tratamento da doença, o HC III

Nesse período, o hospital receberá a exposição fotográfica "De Peito Aberto" - um projeto do fotógrafo Hugo Lenzi e da jornalista Vera Golik, patrocinado pelo Grupo Sanofi/Aventis, por meio da lei Rouanet do Ministério da Cultura.

O evento inclui três workshops, nos dias 1º, 2 e 9 de agosto, nos quais médicos, pacientes e visitantes discutirão os vários aspectos relacionados ao câncer de mama, assim como a importância da humanização do tratamento.

A redução da mortalidade por essa neoplasia é uma das diretrizes da Política Nacional de Atenção Oncológica, lançada pelo Ministério da Saúde.

O projeto de "Peito Aberto" retrata, por meio de trinta painéis fotográficos, o testemunho de mulheres que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer de mama, revelando as emoções afloradas em cada uma das etapas vividas por elas: do choque diante do diagnóstico ao medo da perda dos símbolos femininos - mama, cabelo, libido e fertilidade -, até o sentimento de vitória com a superação da doença.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres do ocidente. As estatísticas indicam um aumento de freqüência da neoplasia tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. No Brasil, o tumor de mama é o que causa mais mortes em mulheres: são mais de nove mil por ano.

O debate será no HC III, na Rua Visconde de Santa Isabel, 274 - Vila Isabel.


Data: 28/07/2006