Britânicas que doam óvulos para pesquisa ganham terapia gratuita

Mulher que ajudar estudo de células-tronco terá tratamento para engravidar

Cientistas britânicos receberam pela primeira vez a permissão para coletar óvulos novos e viáveis de mulheres que recorrem à fertilização in vitro para criar embriões humanos clonados e usá-los em pesquisas com células-tronco.

Em troca, as doadoras ficam isentas de pagar pelo tratamento ao serem incluídas em um programa já existente de auxílio à gravidez para casais de baixa renda.

A doação de óvulos recompensada já ocorre no país. Mulheres com gametas férteis os doam a outras com problemas para engravidar, e em troca podem receber tratamento gratuito, caso precisem de algum outro procedimento de reprodução assistida ou seus parceiros apresentem problemas.

Agora a Autoridade Inglesa para Fertilização Humana está permitindo que o Instituto de Células-Tronco do Nordeste da Inglaterra estenda o benefício a casais que façam doações voluntárias para pesquisa em clonagem.

A entidade poderá bancar o tratamento de mulheres que doarem um sexto de seus óvulos para cientistas.

Pesquisadores do instituto já haviam extraído células-tronco de embriões humanos clonados a partir de óvulos inférteis descartados, mas estas tiveram pouco sucesso.

Com o novo acordo, será possível obter óvulos mais saudáveis e produzir células-tronco mais potentes.

Para Alison Murdoch, pesquisadora do instituto, o procedimento não configura uma forma de "pagamento" pelos óvulos, o que poderia ser eticamente questionável.

"Esta é apenas mais uma maneira de atrair voluntários", diz.

Data: 28/07/2006