topo_cabecalho
Prêmio Finep encerra inscrições com 676 participantes

O número é quase o mesmo do ano passado, que alcançou 679

Encerradas no dia 21 de julho as inscrições para o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2006 chegaram à marca de 676 participantes. O número é quase o mesmo do ano passado, que alcançou 679.

Marco Antônio Motta Nunes, coordenador nacional do Prêmio, comemora o resultado, uma vez que este ano vários fatores contribuíram para diminuir o tempo das inscrições, como o carnaval em março, as eleições e a copa do mundo.

"Em 2005, o prazo de inscrição foi até 31 de julho e sem esses complicadores. Se tivéssemos mais tempo, com certeza o número seria bem maior", afirma o coordenador. O prêmio é promovido anualmente pela Finep, agência de fomento do MCT.

A categoria Produto, como em todos os anos desde a criação do Prêmio, continua sendo a campeã em número de inscrições, com 308. Já Inovação Social, criada ano passado, manteve a segunda posição, com 158 inscritos.

Além dessas, são premiadas as melhores Grandes e Pequenas Empresas, Instituições de Ciência e Tecnologia e Processo, que praticamente mantiveram o mesmo patamar do ano anterior.

A categoria especial Inventor Inovador tem os finalistas selecionados por um grupo de trabalho da Finep e do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), que empresta a sua base de dados.

Já por regiões, o quadro de inscrições sofreu algumas alterações significativas, com exceção da região Sudeste, que desde a criação do Prêmio Nacional, em 2000, é a primeira em número de participantes e, este ano, também está na liderança, com 257 participantes.

A região Sul, tradicionalmente a segunda colocada, teve uma queda de cerca de 35% em relação a 2005, passando de 207 para 133 inscritos.

A região Norte cresceu cerca de 20% em participações e as regiões Centro-Oeste e Nordeste tiveram, cada uma, um aumento em torno de 50%.

Vale destacar, na região Nordeste, o aumento na Paraíba, que ano passado contava com sete participantes e, em 2006, está com 36.

Para Marco Antônio, a maior premiação é a visibilidade alcançada pelas empresas que fazem desenvolvimento tecnológico e inovação, seja na mídia local ou na nacional.

Ele cita, como exemplo, a participação de 13 empresas no estande da Finep este ano, durante a 58ª Reunião Anual da SBPC, em Florianópolis (SC). Para ele, o saldo foi mais que satisfatório.


Data: 28/07/2006