topo_cabecalho
Previsão abrangente

Inpe lança serviço na internet com previsões para todas as cidades do país em seis variáveis: umidade relativa do ar, nebulosidade, precipitação, temperatura, pressão atmosférica e velocidade dos ventos

A baixa umidade relativa do ar tem incomodado os habitantes de parte do Sudeste, mas a boa notícia é que a situação vai melhorar bastante este fim de semana.

Em São Paulo, por exemplo, onde os níveis caíram abaixo dos 20% na terça-feira (25/7), caracterizando "nível de alerta", a estimativa é que no domingo os valores estejam em torno de 90%.

A previsão é de um serviço do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que vem oferecendo de forma experimental, pela internet, previsões para seis diferentes variáveis meteorológicas para todas as cidades do país.

As previsões, geradas pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), são fornecidas para os próximos cinco dias e atualizadas a cada seis horas.

As variáveis meteorológicas incluídas nesse novo produto de previsão são: umidade relativa do ar, nebulosidade, precipitação, temperatura, pressão atmosférica e direção e velocidade dos ventos.

As previsões são apresentadas em meteogramas, que são gráficos de fácil visualização, e, segundo o Inpe, buscam a atender diferentes perfis de usuários, desde o leigo até o usuário com formação na área que atua em um campo específico, como agricultura ou aviação.

Mais informações: http://www.cptec.inpe.br/prevnum.


Data: 27/07/2006