Aluno do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz ganha Prêmio Cientistas de Amanhã

Ely Caetano Xavier Filho cursa o 3º ano do Colégio Pedro II - São Cristóvão, RJ

O aluno Ely Caetano Xavier Filho, do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, ganhou o 1º prêmio da 49ª edição do concurso Cientistas de Amanhã.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (Ibecc) da Unesco, desde 1957 o concurso tem por finalidade incentivar o interesse pela pesquisa científica. Este ano, a etapa final foi realizada durante a 58ª Reunião Anual da SBPC, em Florianópolis, onde os dez primeiros alunos dos ensinos Fundamental e Médio classificados em todo o Brasil apresentaram os seus trabalhos para uma comissão julgadora.

Sob a orientação da pesquisadora Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da Fiocruz, Ely Xavier participou do desenvolvimento do Estudo da interação da razão cálcio/ creatinina em urina com a exposição ao chumbo em crianças de 0 a 16 anos da comunidade de Manguinhos - RJ.

No trabalho foram analisados dados que indicam que o aumento da exposição ao chumbo leva a maior excreção do cálcio, elemento indispensável à formação e crescimento da estrutura óssea. Foram examinadas 65 crianças com idade média de 7 anos.

O projeto faz parte de um estudo que visa relacionar a razão entre cálcio e creatinina com indicadores de exposição ao chumbo e com parâmetros nutricionais e de metabolismo ósseo.

O primeiro colocado ganhou uma viagem a Paris, em companhia de sua orientadora. Aluno da Etapa do Avançado, Ely cursa atualmente o 3º ano do Colégio Pedro II - São Cristóvão.

Para a coordenadora do Provoc, a pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz Cristina Araripe, o estudante confirmou o bom desempenho que vem revelando no programa.

"Aluno com um enorme potencial, Ely tem se dedicado ao trabalho de pesquisa com grande afinco. O estudo que ele apresentou é o resultado desse excepcional trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Toxicologia do Cesteh da Ensp. Ritta Mattos é uma antiga orientadora do Provoc e nós estamos muito orgulhosos ao ver o Ely alcançando este 1º lugar".

O Provoc

Criado em 1986, o Provoc é uma iniciativa da EPSJV, uma unidade da Fiocruz, de educação para a ciência. O programa tem como objetivo promover a iniciação científica de alunos de Ensino Médio nas diferentes áreas de pesquisa em saúde: biomédica, saúde pública, história e filosofia da ciência.

O Provoc propicia a alunos de Ensino Médio a vivência de ambientes de pesquisa, proporcionando-lhes a experiência de aprender ciência fazendo ciência.

Ao mesmo tempo em que visa integrar-se às ações da escola, o programa propõe uma ampla discussão e compreensão das práticas científicas que permeiam a construção do conhecimento em nossa sociedade.

Dessa forma, busca-se também estabelecer inter-relações entre o ensino, em geral, e a formação científica do aluno, sobretudo, através da iniciação à pesquisa.

A educação é o eixo articulador dessa integração entre instituições científicas e de ensino, enfocando-se de maneira especial a relação que se estabelece entre mestre e aprendiz.

A contribuição do Provoc para a escolha profissional dos alunos constituiu-se em uma de suas premissas principais, norteando não apenas o processo de construção do conhecimento, mas também o desenvolvimento do caráter crítico e investigador dos alunos.

O programa compreende duas etapas: a Etapa da Iniciação, com duração de um ano, na qual os alunos participam de diferentes atividades de pesquisa científica, familiarizando-se com a dinâmica atual da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos nas diversas áreas; e a Etapa do Avançado, com duração de 20 meses, que é opcional para os alunos provindos da etapa anterior e que envolve a elaboração de um plano de trabalho em que as questões identificadas na primeira etapa são aprofundadas e discutidas.

Data: 26/07/2006