Opinião - O Portal Capes e o impacto na ciência brasileira

Se não fosse o Portal de Periódicos da Capes, nosso país como um todo estaria à margem do acesso ao conhecimento

Ulysses Fagundes Neto - Reitor da Universidade Federal de SP (Ufesp)
Helena Bonciani Nader  -Coordenadora da Biblioteca Central da Unifesp
Abel Laerte Packer - Diretor da Bireme/Opas/OMS

A inserção brasileira no cenário científico internacional cresceu exponencialmente nos últimos anos.

São dados facilmente constatados: o Brasil ocupa o 17º lugar no ranking das publicações científicas mundiais; a produção científica brasileira cresceu de 19% entre 2004 e 2005, segundo anunciou o presidente da Capes no dia 17 de julho passado; o sistema de pós-graduação cresce ao redor de 15% ao ano.

Que fatores ou que conjunto de circunstâncias contribuíram para a formação desse quadro? Com certeza, o sistema de pós-graduação com suas metas e objetivos, associado ao sistema de avaliação, foram responsáveis em grande parte pelo incremento qualitativo e quantitativo da nossa produção científica.

O acesso à informação também foi fator determinante nesta evolução. A Universidade Federal de SP, pelos seus diferentes colegiados, e a Bireme/Opas/OMS, expressam publicamente o reconhecimento do Portal de Periódicos da Capes como agente fundamental nesse cenário.

Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes constitui, no nosso entender, o instrumento mais importante na disseminação da informação científica no Brasil e um recurso indispensável à produção científica e tecnológica nacional.

A criação do Portal foi a maior ação de inclusão na comunidade acadêmica, dando a todas as universidades e institutos de pesquisa, espalhados por um país de dimensões continentais, a mesma condição de acesso à literatura especializada, antes um direito restrito a algumas bibliotecas, constituindo o que era um dos maiores gargalos na pós-graduação brasileira.

O Portal disponibiliza o conteúdo atualizado sobre as descobertas científico-tecnológicas mundiais de todas as áreas do conhecimento, sendo uma das maiores bases de dados eletrônicas do mundo.

Sua filosofia é ímpar na comunidade científica. Seu custo, quando analisado em função da sua distribuição geográfica igualitária e democrática, pelo impacto na graduação, pós-graduação e extensão, e importância no desenvolvimento científico e tecnológico do país, é irrisório.

Devemos sim, lutar para que tenhamos o acesso livre e gratuito a todos os periódicos. No entanto, a realidade mundial é outra.

E, se não fosse o Portal de Periódicos da Capes, nosso país como um todo estaria à margem do acesso ao conhecimento e nossa ciência, certamente, não teria tido o avanço, claramente constatado, dos últimos anos.

Reiteramos, portanto, nosso irrestrito apoio a essa extraordinária iniciativa e reconhecemos o enorme esforço da direção da Capes em proporcionar a nós pesquisadores, a possibilidade de acesso democrático a essa imensa biblioteca científica.

Data: 25/07/2006