Tecnologia permite conteúdo mais personalizado

Um comercial de carro, em TV digital, pode terminar com o endereço da concessionária mais próxima do espectador

Isso é possível porque a caixa conversora (também chamada set-top box) da TV de cada espectador pode ser identificada pela empresa de canal por assinatura.

Na TV aberta, a indústria trabalha com a possibilidade de conversores com geolocalização via satélite. Os recursos de digitalização, que mudam a forma como as pessoas vêem televisão, já poderiam ser mais explorados na TV paga.

O chamado T-Commerce, comércio eletrônico via televisão, hoje é explorado basicamente para as empresas venderem o pay-per-view. A tecnologia permite, no entanto, que as pessoas comprem qualquer coisa pela TV, apertando os botões do controle remoto. A Net trabalha numa solução de mensagens instantâneas na televisão.

Todas as possibilidades interativas, porém, vão enfrentar um problema de compatibilidade. Os conversores de TV paga possuem seu próprio software de interatividade que não será, necessariamente, o mesmo utilizado pelas caixas da TV aberta.

"Este é um ponto complexo", disse Alexandre Annenberg, diretor-executivo da ABTA. "Ainda não foi definido nem o middleware da TV aberta". O middleware é um software que funciona como o sistema operacional para a televisão, traduzindo os aplicativos para as peculiaridades de cada equipamento.

Annenberg defende que a plataforma de TV a cabo seja usada desde já pelas emissoras abertas para testar o conteúdo interativo. "Tenho exposto essa proposta em todas as ocasiões, inclusive no comitê consultivo do Sistema Brasileiro de Televisão Digital", afirmou o executivo. "Os radiodifusores não se entusiasmaram".

Existe grande potencial de entretenimento na interatividade. "Mas acredito que o grande valor estará na oferta de serviços em saúde, segurança e educação", disse Annenberg.

Data: 24/07/2006