topo_cabecalho
SBPC prepara dossiê para candidatos à Presidência

Temas de relevância nacional, discutidos durante os cinco dias da 58ª Reunião Anual da entidade, constarão de documento a ser entregue aos presidenciáveis

O dossiê incluirá recomendações sobre Educação, Meio Ambiente, Energia, Saúde e, claro, C&T, entre outros assuntos. O conteúdo virá principalmente do que se discutiu nos Grupos de Trabalho e Encontros Abertos, atividades que fizeram parte pela primeira vez da programação e que, segundo o presidente da SBPC, Ennio Candotti (foto), vieram para ficar.

Para ele, a reunião de Florianópolis teve como marca a alegria e a serenidade, ao lado de uma eficiente organização e uma excelente participação do público. Não é para menos. Na última semana, 10 mil inscritos e outros milhares de pessoas, segundo estimou a comissão local, circularam no campus da UFSC e lotaram as atividades programadas.

Conferências como as da filósofa Marilena Chauí e do geógrafo Aziz Ab'Saber reuniram, cada uma, mais de duas mil pessoas no auditório principal do encontro. Em outras, realizadas em sala menores, faltaram cadeiras e muita gente não se importou em sentar no chão ou assistir de pé a discussões sobre, por exemplo, interdisciplinaridade na pós-graduação.

"Não se tem notícia, na história das Universidades, que em tempos fora SBPC um auditório de 1.600 lugares seja ocupado por duas mil pessoas que, em silêncio, acompanham uma conferência. Eu estava emocionado, não tanto pelas palavras da Marilena [Chauí], que são sempre instigantes, mas por ver aqueles olhares atentos, silenciosos. Esses são fatos excepcionais, que não vemos no nosso dia-a-dia da Universidade", disse Candotti.

Além disso, outra novidade que marcou esta reunião foi a transmissão, via Internet, de uma série de conferências, mesas-redondas, simpósios e encontros abertos, com mais de 22 mil acessos. Alcance muito além da expectativa, como apontou o reitor Lúcio Botelho. Ele contou que um aluno, hoje em Boston com uma bolsa sanduíche, assistiu à programação junto com 28 estudantes.

Um dos grandes trunfos da UFSC, para Candotti, foi sua sólida estrutura tecnológica, utilizada no ensino a distância, e que permitiu a realização do projeto de transmissão da reunião pela Internet. "Tenho que agradecer à Universidade por ter nos dado a chance de fazer esta experiência, que nunca mais deixará de acontecer", disse.

A idéia é fazer a próxima reunião, em Belém, simultânea em várias cidades, em conexão pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP). O tema da 59ª Reunião Anual será "Amazônia, um desafio nacional".

Tecnologia

A iniciativa de se garantir um maior espaço para a tecnologia e a inovação dentro da Reunião Anual foi motivo de louvor por parte tanto da academia como do setor empresarial. A Expot&c reuniu realizações em ciência, tecnologia e inovação, desenvolvidas por Universidades, institutos de pesquisa, empresas incubadoras e empresas autônomas, além de promover palestras com especialistas no tema e empresários.

Para Ennio Candotti, isto é um reflexo de que a separação entre ciência e tecnologia hoje já não é tão marcante. "Se havia um muro, ele se tornou muito pequeno, está se desmanchando. E mostrar isso, tanto para os jovens estudantes, quanto para o público em geral, é muito importante", afirmou.

Entretanto, a divulgação da C&T deve alcançar também os empresários, que transformam a tecnologia em produtos de mercado. Esse, acredita Candotti, foi um dos grandes desafios desta Reunião Anual.

"Foi a primeira reunião em que jovens empresários, interessados em inovar, vieram a uma SBPC, contar o que estão fazendo e como gostariam de crescer. Inauguramos um espaço novo dentro da SBPC, preocupado com o fazer e explorar uma parceria entre Universidade e empresa", avaliou.

O reitor Lúcio Botelho destacou a clareza da SBPC em mostrar que avançar em tecnologia e inovação não se restringe à ciência dura. Para ele, a academia foi em outra direção e mostrou que é possível discutir C&T abrangendo todas as áreas do conhecimento.

A seu ver, a aproximação com as empresas e com a sociedade traduz a busca da Universidade em gerar conhecimento científico e inovação. "Obviamente interessa para nós, aqui na federal, a aproximação não só com as empresas, mas também com a massa social. E essa não é uma tarefa simples", avalia o reitor.

Moções

A assembléia geral da SBPC, realizada na quinta-feira, aprovou moção de apoio a todo esforço do Itamaraty e do Ministério das Relações Exteriores na busca de um caminho para a solução pacífica do conflito entre Israel e Líbano, e para que as partes reconheçam a soberania recíproca.

Ennio Candotti disse que a intenção foi colocar a SBPC em alinhamento "com todos os que querem paz no Oriente Médio".


Data: 24/07/2006