topo_cabecalho
Finep convoca gestores para criação de novos fundos de investimento

A Finep acaba de lançar a 7ª Chamada da Incubadora de Fundos Inovar. Trata-se de uma oportunidade para administradores de recursos apresentarem a investidores propostas de capitalização de fundos de venture capital voltados para empresas inovadoras.

Os interessados devem enviar propostas até o dia 28 de julho. O edital está disponível no Portal Capital de Risco Brasil www.capitalderisco.gov.br e no site da Finep.

Realizada anualmente, a Chamada é uma iniciativa conjunta da Finep, do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e dos Fundos de Pensão dos Funcionários da Petrobrás (Petros) e da Caixa Econômica Federal (Funcef).

Todos são membros da Incubadora de Fundos Inovar, estrutura criada para estimular a criação de novos fundos voltados para empresas nascentes e emergentes de base tecnológica. Além disso, busca atrair os investidores institucionais, especialmente os fundos de pensão, para o mercado de venture capital.

A meta da Incubadora de Fundos Inovar é beneficiar, nos próximos três anos, cerca de 100 empresas inovadoras. Há hoje 6 fundos apoiados em operação. Juntos, GP Tecnologia, Stratus VC, SPTec, Rio Bravo Investech II, Novarum e CRP Venture VI aportaram recursos em 22 empresas inovadoras. Há ainda outros 3 fundos já aprovados e em fase de captação financeira. São eles: JBVC I, Stratus VC III e Fundotech II. No total, a Finep já comprometeu aproximadamente R$ 80 milhões em fundos de VC.


Data: 21/07/2006