Reunião Anual da SBPC: grupo de trabalho “Mulheres e a Ciência” pede aumento de vigência de bolsa no caso de mestrandas ou doutorandas que fiquem grávidas

Segundo participantes, “os estereótipos relativos a aptidões, atividades profissionais e imagem de cientistas não contribuem para atrair e manter mulheres nas atividades científicas”

Leia o texto preparado por Hildete Pereira de Melo (UFF) e Maria Teresa Citeli (Unicamp) com os resultados do encontro:

Encontro aberto “Mulheres e a Ciência”
Florianópolis 20/07/06

Responsáveis pelo Encontro: Hildete Pereira de Melo (UFF) e Maria Teresa Citeli (Unicamp).

Os estereótipos relativos a aptidões, atividades profissionais e imagem de cientistas não contribuem para atrair e manter mulheres nas atividades científicas.

De outro lado, deve-se levar em conta, que as variações de capacidades entre indivíduos do mesmo sexo podem ser equivalentes às que existem entre indivíduos de sexos diferentes, portanto, é um equívoco afirmar que o sexo feminino carece de aptidões para se desenvolver em algumas áreas da ciência.

Estas interpretações distorcidas das diferenças biológicas entre os sexos também contribuem para afastar as mulheres e promover julgamentos preconceituosos e deturpados sobre a capacidade feminina para participar do empreendimento científico.

Sugestões apresentadas

Ação interna da SBPC

Promover debates e discussões sobre as imagens negativas sobre a capacidade cognitivas das mulheres produzidas no âmbito das ciências, sobretudo da Biologia, Neurociências e da Psicologia.

Incluir a questão gênero e ciência nos encontros regionais de modo a promover o interesse pelo assunto no meio acadêmico.

Contribuições da SBPC para melhoria da educação no ensino básico

Produzir uma cartilha sobre gênero nas ciências para distribuição alunos de ensino médio.

Incentivar a discussão sobre gênero nos conteúdos de Filosofia, Sociologia para alunos de segundo grau.

Incentivar a discussão sobre gênero e ciência na formação de professores desmistificando os estereótipos que desvalorizam a capacidade feminina para o estudo e prática das ciências, sobretudo Matemática e Física.

Contribuições da SBPC para políticas das agências governamentais de fomento à pesquisa (CNPq, Capes e Sistema FAPs)

Incluir a variável sexo nas informações contidas nos bancos de dados dessas agências relativos aos beneficiários dos apoios concedidos.

Estabelecer o direito das bolsistas de doutorado e mestrado de usufruir a licença maternidade paga, estendendo a duração da bolsa e os prazos para a apresentação das respectivas teses e dissertações.

Na mensuração de produtividade científica das mulheres acadêmicas levar em consideração a gravidez, parto e aleitamento e computar para efeito de pedidos de auxílios e bolsas de produtividade a produção acadêmica do ano anterior a estes eventos.

Solicitar que o currículo padrões (e.g., currículo Lattes) inclua um item destinado a fornecer informação sobre o número de filhos e as datas de seu nascimento.

Data: 21/07/2006