Reunião Anual da SBPC: grupo de trabalho “Mulheres e a Ciência” pede aumento de vigência de bolsa no caso de mestrandas ou doutorandas que fiquem grávidas Segundo participantes, “os estereótipos relativos a aptidões, atividades profissionais e imagem de cientistas não contribuem para atrair e manter mulheres nas atividades científicas” Leia o texto preparado por Hildete Pereira de Melo (UFF) e Maria Teresa Citeli (Unicamp) com os resultados do encontro: Encontro aberto “Mulheres e a Ciência” Responsáveis pelo Encontro: Hildete Pereira de Melo (UFF) e Maria Teresa Citeli (Unicamp). Os estereótipos relativos a aptidões, atividades profissionais e imagem de cientistas não contribuem para atrair e manter mulheres nas atividades científicas. De outro lado, deve-se levar em conta, que as variações de capacidades entre indivíduos do mesmo sexo podem ser equivalentes às que existem entre indivíduos de sexos diferentes, portanto, é um equívoco afirmar que o sexo feminino carece de aptidões para se desenvolver em algumas áreas da ciência. Estas interpretações distorcidas das diferenças biológicas entre os sexos também contribuem para afastar as mulheres e promover julgamentos preconceituosos e deturpados sobre a capacidade feminina para participar do empreendimento científico. Sugestões apresentadas Ação interna da SBPC Promover debates e discussões sobre as imagens negativas sobre a capacidade cognitivas das mulheres produzidas no âmbito das ciências, sobretudo da Biologia, Neurociências e da Psicologia. Incluir a questão gênero e ciência nos encontros regionais de modo a promover o interesse pelo assunto no meio acadêmico. Contribuições da SBPC para melhoria da educação no ensino básico Produzir uma cartilha sobre gênero nas ciências para distribuição alunos de ensino médio. Incentivar a discussão sobre gênero nos conteúdos de Filosofia, Sociologia para alunos de segundo grau. Incentivar a discussão sobre gênero e ciência na formação de professores desmistificando os estereótipos que desvalorizam a capacidade feminina para o estudo e prática das ciências, sobretudo Matemática e Física. Contribuições da SBPC para políticas das agências governamentais de fomento à pesquisa (CNPq, Capes e Sistema FAPs) Incluir a variável sexo nas informações contidas nos bancos de dados dessas agências relativos aos beneficiários dos apoios concedidos. Estabelecer o direito das bolsistas de doutorado e mestrado de usufruir a licença maternidade paga, estendendo a duração da bolsa e os prazos para a apresentação das respectivas teses e dissertações. Na mensuração de produtividade científica das mulheres acadêmicas levar em consideração a gravidez, parto e aleitamento e computar para efeito de pedidos de auxílios e bolsas de produtividade a produção acadêmica do ano anterior a estes eventos. Solicitar que o currículo padrões (e.g., currículo Lattes) inclua um item destinado a fornecer informação sobre o número de filhos e as datas de seu nascimento. Data: 21/07/2006 |