Comitê Externo do CNPq avalia Programa Pibic/CNPq/UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG está recebendo esta semana a visita do Comitê Externo do CNPq, cujo trabalhar é verificar o processo de seleção dos diversos projetos apresentados  para a concessão de bolsas do Programa - Pibic/CNPq/UFCG, com vigência para o período de agosto de 2006 a agosto de 2007.

O Comitê Externo do CNPq é formado pelos seguintes representantes: professores Rosa Ester Rossini, da USP, presidente do Comitê e Eugênia Cristina Gonçalves Pereira da UFPE, que analisam os projetos da área de Humanidades; da área de Engenharia, as análises estão sendo desenvolvidas pelos professores Adailton Gomes D´Assunção,  Osvaldo Chavione e Aldair Dantas de Araújo (todos da UFRN) e José Tavares, da UEPB, enquanto os projetos da área de Saúde estão sendo vistos pelo professor Mohammed Saad  Lahlou da UFPE. A área de Ciências Agrárias tem seus projetos analisados pelos professores Francisco Assis de Oliveira, Lourival Ferreira Cavalcante e Riselane de Alcântara Bruno, da UFPB - CCA.

O comitê se reuniu na terça feira, 18, com integrantes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PRPG, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROEX, da Coordenação Geral de Pesquisa e com os membros do Comitê Institucional do PIBIC/UFCG, formado por docentes de diversos Centros da Instituição, representando as três grandes áreas de conhecimento. Um dos itens da pauta foi sobre a análise dos projetos para o Programa Pibic/CNPq/UFCG feita pela Instituição. Outro ponto levantado foi sobre a avaliação e pontuação feita pelo CNPq dos diversos programas PIBIC do país. A professora Rosa, membro da Comissão Nacional do PIBIC/CNPq, informou que esta avaliação gerou muita polêmica devido aos critérios utilizados.

Segundo o Coordenador Institucional do PIBIC, professor Mario Eduardo Cavalcanti da Mata, a Universidade recebeu, da última avaliação, mais 20 bolsas do CNPq em relação ao ano de 2005, o que dá um total de 151 bolsas do CNPq para esta nova vigência. Com recursos próprios, a UFCG vai disponibilizar 60 bolsas para estudantes desenvolverem atividades de pesquisa (15 a mais, em relação ao ano de 2005).

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Michel François Fossy, considera o processo de seleção uma importante atividade acadêmica desenvolvida na Instituição, uma vez que os projetos de Iniciação Científica, além de permitirem uma maior integração entre professores e estudantes, motivam e despertam no aluno a curiosidade e a criatividade através da participação em atividades de pesquisa.

Falando sobre a importância dos projetos para reforçar as atividades acadêmicas na UFCG, que envolvem professores e alunos, o Pró-Reitor citou um trecho da palestra dada pelo Dr. Ricardo Galvão, na SBPC/2006, que está no site daquela Sociedade: “não basta mostrar o resultado de experimentos como acontece hoje nas salas de aula, mas, sobretudo, é necessário motivar o interesse em descobrir o "funcionamento das coisas", fazendo com que o aluno perca o medo de explorar coisas novas”.

O programa PIBIC/CNPq representa para esta nova vigência, um total de 17.598 bolsas financiadas pelo CNPq, um dos mais importantes órgãos financiadores de projetos do país.

Data: 20/07/2006