Reitor discute Plano de Desenvolvimento Institucional nos vários campi

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido visando à sua consolidação, após a definição de seus Estatuto e Regimento Geral, a UFCG põe em discussão para a comunidade acadêmica o documento que irá representar mais um marco regulamentar em sua história: o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2005-2008. Neste sentido, o Reitor Thompson Fernandes Mariz (foto), acompanhado do Vice-Reitor, José Edilson de Amorim, do Pró-Reitor de Ensino, Vicemário Simões, do Secretário de Planejamento e Orçamento - SEPLAN, Rômulo Feitosa Navarro, e da Coordenadora da SODS, Maria do Socorro Pereira, encontram-se hoje, segunda, 5 de setembro, no Centro de Formação de Professores, CFP, campus de Cajazeiras, e amanhã, terça-feira, 6, no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS, campus de Sousa, para coletar sugestões da comunidade acadêmica, visando introduzir sugestões e fazer alterações no documento. "A discussão final e aprovação do PDI no Colegiado Pleno da UFCG deverá acontecer ainda este ano", informa o Reitor.

Ainda este mês, o Reitor e seus assessores apresentarão o PDI, conforme calendário a seguir: campus de Campina Grande, dia 12 de setembro, segunda-feira, no Centro e Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, de 8h30 às 12h00. Na terça-feira, dia 13, pela manhã e à tarde, no Centro de Humanidades - CH. Dia 19, no Centro de Sáude e Tecnologia Rural - CSTR, em Patos. No dia 21, novamente no campus de Campina Grande, no Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, pela manhã, e à tarde no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN. Finalmente, no dia 23, sexta-feira, no Centros de Ciências e Tecnologia - CCT, pela manhã e à tarde.

O Reitor Thompson Mariz explica que o documento colocado à disposição da comunidade acadêmica "é um documento inicial, preparado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento - SEPLAN, da UFCG (ex-Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN), que servirá de base para as discussões, em cada Centro, as quais são necessárias à sua consolidação". Ele pede a participação da comunidade acadêmica, por meio de sugestões, que venham enriquecer o PDI.

Segundo o Secretário de Planejamento, professor Rômulo Feitosa Navarro, "a metodologia universal de construção de um PDI envolve o estabelecimento dos princípios e finalidades institucionais e do conjunto de diretrizes e metas relacionados com o desenvolvimento institucional. De todos os itens, nos faltam a definição da missão institucional e o detalhamento das metas pelos setores que compõem a UFCG".

O professor Rômulo esclareceu que o documento base constitui-se das metas globais a serem priorizadas e detalhadas em cada Centro, cujo conjunto sistematizado comporá o PDI institucional, além dos objetivos e finalidades institucionais, constantes do Estatuto da UFCG.

Para a obtenção dos itens que faltam para a composição do PDI, fica estabelecido o seguinte: definição da missão institucional pelo Colegiado Pleno; priorização das diretrizes institucionais e definição das metas, que irão regulamentar essas diretrizes, pelo conjunto formado pela Administração Central (Reitor, Vice-Reitor e Pró-Reitores); detalhamento das metas, por Centro, naquilo que estiver contido no âmbito de cada Centro, por equipe formada pelo Diretor de Centro e Chefes de Departamento e Coordenadores de Curso; adequação do PDI às exigências do SAPIENS/MEC, com as informações ficando a cargo da respectiva Pró-Reitoria ou órgão de assessoramento direto da Reitoria e, finalmente, sistematização do PDI, pela SEPLAN, e envio para aprovação pelo Colegiado Pleno.

Data: 05/09/2005