Prêmio Jovem Cientista lançado na Reunião Anual da SBPC

A maior premiação científica da América Latina para as novas gerações, cujo tema é Gestão Sustentável da Biodiversidade - Desafio do Milênio, desafia graduados e estudantes do ensino médio.

Os premiados recebem o total de R$ 150 mil em prêmios e bolsas de estudos do CNPq e tem suas pesquisas publicadas em livro. A Universidade e a escola que inscrever o maior número de pesquisas com mérito científico recebe R$ 30 mil como incentivo.

As inscrições devem ser feitas até 30 de novembro.

O prêmio, patrocinado pelo CNPq, Grupo Gerdau, Eletrobrás/Procel e Fundação Roberto Marinho, é entregue anualmente pela Presidência da República.

Premiados de 2005

Também nesta terça-feira, foi lançado o livro “Sangue - Fluido da Vida”, tema do Prêmio Jovem Cientista 2005. A premiada na categoria graduação foi Ana Beatriz Gorini da Veiga, formada em ciências biológicas pela UFRGS.

"O Prêmio incentiva muito. Vemos que não é feito nada em vão. Vale muito a pena investir tempo", disse Ana Beatriz

Na categoria Estudante do Ensino Superior, a vencedora foi Amanda Meskauskas, aluna do Instituto Albert Einstein - Universidade Santo Amaro. "É muito gratificante. É um incentivo pra gente continuar no desenvolvimento desse trabalho", afirma.

Na categoria Ensino Médio, o primeiro lugar coube à aluna Natália Évelin Martins, bolsista do Centro de Pesquisas René Rechou, em Belo Horizonte. "Esse Prêmio abre muitas portas, ele é muito incentivador. Foi uma forma de retribuição de um esforço", comentou Natália..

Mais informações no site www.jovemcientista.cnpq.br

Data: 19/07/2006