topo_cabecalho
Ibama lança programa de bolsas e de apoio para pesquisa em unidades de conservação

O Ibama lançou nesta terça-feira, durante a 58ª Reunião Anual da SBPC, em Florianópolis, SC, um programa para apoiar pesquisas diretamente aplicadas ao manejo de unidades de conservação (UCs)

O Programa Gestão do Conhecimento baseia-se em um sistema de fomento que usa recursos provenientes de compensação ambiental (mecanismo estabelecido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação que prevê que no mínimo 0,5% dos investimentos de empresas cuja atividade resulte em impacto ambiental seja destinado a essas unidades).

O apoio será feito por meio da concessão de bolsas de graduação e pós-graduação e da alocação de recursos financeiros para auxiliar a execução das pesquisas. Segundo o diretor de ecossistemas do Ibama, Valmir Ortega, a meta inicial da instituição é destinar R$ 10 milhões por ano para o programa.

O primeiro edital, que será lançado nas próximas semanas, contará com R$ 5,5 milhões, para projetos relacionados ao bioma cerrado, especialmente ao manejo e controle de espécies invasoras, ao manejo de espécies importantes para a conservação das unidades e aos impactos da visitação pública nos parques nacionais localizados nessas áreas.

O Programa surgiu da necessidade de gerar conhecimentos científicos que subsidiem as ações de manejo dos recursos naturais, o uso público e a proteção das unidades de conservação.

“Nosso objetivo central é trazer as instituições científicas para dentro das UCs”, destaca Ortega. Ele ressalta que as pesquisas apoiadas devem ter a participação efetiva dos servidores do Ibama para estimular a transferência de conhecimento.

As linhas temáticas prioritárias de fomento são: conservação e manejo da biodiversidade; ecoturismo e uso público; e comunidades do entorno de UC e gestão participativa. O Ibama já trabalha no segundo edital do Programa, que beneficiará pesquisas relacionadas à Amazônia. Para estabelecer um canal de divulgação dos resultados das pesquisas e de troca de informações entre pesquisadores e profissionais do Ibama, foi lançada também a Revista Brasileira de Unidades de Conservação (http://www.ibama.gov.br/revistauc), uma publicação científica eletrônica que enfocará a relação de diversas áreas de estudo com o desafio do manejo de UCs.


Data: 19/07/2006