Energia eólica discutida em CG

Palestras sobre os investimentos de linhas de transmissão de alta capacidade, que resultam em economia para o consumidor são destaques de Simpósio

Experiências de aplicação da energia eólica serão apresentadas hoje, no Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos. O evento começou na última segunda-feira e será encerrado hoje, no Centro de Convenções Raymundo Asfóra. Cerca de 440 pessoas estão participando do simpósio, entre engenheiros, professores, estudantes de Engenharia Elétrica, pesquisadores e profissionais de empresas do setor. Entre as palestras de ontem, destaque para a discussão em torno de investimento de linhas de transmissão de alta capacidade, que resultam em economia para consumidor.

A aplicação da energia eólica foi um dos assuntos discutidos em dois trabalhos apresentados por doutorandos da Universidade Federal de Campina Grande, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática.

De acordo com o professor e diretor do centro, engenheiro Wellington Santos Mota, o primeiro artigo apresentado estuda a estabilidade do gerador eólico, da forma como ele irá se comportar dentro de um sistema de grandes proporções, defendendo o uso desses geradores no Brasil, em áreas costeiras, onde existe uma maior intensidade de ventos.

“A energia eólica é considerada viável para uma cidade como Campina Grande. A Saelpa já desenvolve alguns estudos, mas já é realidade a instalação de geradores no litoral paraibano. Eles irão gerar um valor de energia parecido com o consumo da cidade de Campina Grande”, destacou o professor, lembrando que a região do litoral do Estado é a mais precisa para estudos de energia eólica. “Mas temos também outras localidades que possuem bons ventos”, reforçou.

De acordo com o professor, a aplicação desse tipo de energia alternativa se caracteriza por ser renovável e não poluente, elevando a qualidade do produto. No Brasil, algumas experiências já estão sendo feitas, como na cidade de Fortaleza, no Ceará.

“E existe bons planos para se expandir essas experiências para outros Estados, principalmente no Rio Grande do Norte”, analisou Wellington Santos Mota, acrescentando que a UFCG possui conhecimento suficiente para dar suporte a estudos nesse sentido, como já foi feita para a companhia de eletricidade de Pernambuco.

Distribuição

A principal palestra de ontem foi proferida pelo engenheiro da Chesf, Oswaldo Régis Júnior, que tratou sobre a distribuição de energia para os centros urbanos, através das linhas de transmissão de alta tensão. Foi apresentado aos participantes o processo de evolução das transmissões tradicionais para outras mais modernas, que estão reduzindo gastos na distribuição e podem, dependendo dos investimentos, reduzir os valores das contas de energia pagas pelo consumidor.

Data: 19/07/2006